Uma manifestação de alunos do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira, dia 14, chamou a atenção para o reajuste de quase três vezes no valor da mensalidade no internato médico.
O ato iniciou em frente ao ambulatório central, passando pela reitoria (bloco A) e depois foi até o chafariz no Centro Cívico, onde houve o encerramento do protesto.
O valor pago atualmente é de aproximadamente R$ 4,200, já o valor proposto pela instituição para a próxima turma, no segundo semestre deste ano, é de aproximadamente R$ 11.700.
O protesto foi organizado em uma ação conjunta do Diretório Acadêmico com os representantes das 12 turmas que durante a manifestação entoaram o grito de guerra: “Onde já se viu, mensalidade chegando a 12 mil”. Eles também confeccionaram faixas e cartazes que diziam “Trata-se a Educação como Produto”, cerca de 400 estudantes participaram da manifestação.
De acordo com a estudante Roberta França, que está cursando o 8º semestre do curso de medicina, que faz parte da primeira turmado novo currículo, que também é a próxima a ingressar no internato com os novo valores, o objetivo da manifestação foi contestar os valores de mensalidade propostos pela UCS.
“O internato consiste nos dois últimos anos do curso, que tem um total de 6 anos, e tem caráter essencialmente prático, incluindo atendimentos no Hospital Geral, ambulatório e unidades básicas de saúde. O valor proposto é quase o triplo do valor mensal atual, tornando inviável a conclusão do curso para a maioria dos alunos”, contesta