Caxias do Sul

Aliança para Inovação da Serra Gaúcha é formalizada entre instituições públicas de ensino e UCS, em Caxias do Sul

Solenidade ocorreu no espaço TecnoUCS, no Campus-Sede

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)


Na última sexta-feira (28), ocorreu no TecnoUCS, espaço da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a solenidade entre os reitores e seus representantes da UCS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS), para assinatura da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha. O evento reuniu empresários e equipes das universidades.

O protocolo

As instituições estabeleceram um acordo para empenhar esforços conjuntos e articular as quatro instituições de Ensino Superior em torno de ações de alto impacto e estruturantes para o avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da Serra Gaúcha. Esta ação será de caráter técnico, científico e cultural, e será desenvolvida através de projetos específicos.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, salienta a importância deste projeto para Caxias do Sul. Ele ressalta o marco firmado entre as intituições e o que acaba interligando as universidades com o polo caxiense. “É um fato histórico conectando três instituições públicas com a nossa instituição. Uma aliança que, com certeza, vai marcar a nossa região. E como isso irá marcar e o que isso implica tudo isso? Bem, a pesquisa de profundidade que nós queremos fazer, portanto, é uma inovação a partir da pesquisa, ela vai solucionar problemas regionais e também mundiais. Pesquisas que estamos fazendo já e agora, vão ganhar força junto com as outras instituições, que é pela tecnologia, a espertise dos pesquisadores e a utilizações dos laboratórios. Então, nós vamos solucionar problemas. O processo da inovação é aprendizado e exige parceria”.

Inovação entre as instituições

“Um ecossistema de inovação, como esse aqui, trata-se de cooperar para existir”, destacou o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes. Ele reforçou o papel das Instituições de Ensino de gerar retornos para o desenvolvimento da comunidade. “Todos somos aqui servidores da sociedade”, refletiu.

“Mais do que nunca é necessário otimizar os recursos que temos. Nada mais racional do que uma Aliança entre instituições de pesquisa, para compartilhar recursos físicos e humanos”, frisou o reitor da UERGS, professor Leonardo Alvim Beroldt da Silva, desejando vida longa à parceria.

Pró-Reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, representando a reitoria do Instituto, destacou o ambiente de colaboração proposto pela aliança. “Essa cooperação nos ajuda a fazer melhor o nosso trabalho, e acredito que seja assim para todas as instituições aqui envolvidas. Já temos projetos em andamento e agora os congregamos num objetivo único e mais definido. Isso certamente fará diferença”.

“Acredito que o público empresarial, especialmente, anseia para que esses movimentos da área da educação apontem soluções para suas organizações e para toda a comunidade”, finalizou o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, destacando sucesso às iniciativas desenvolvidas pelas instituições envolvidas no acordo.