No mês de dezembro, uma grande demanda para a coleta de resíduos está sendo registrada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Objetos de grande porte como sofás, colchões, móveis em áreas verdes, calçadas e no entorno dos contêineres, estão entre as principais solicitações.
O agendamento e a coleta especial e gratuita de grandes objetos domésticos foram implantados pela Companhia em dezembro de 2021. Desde então, foram contabilizados 3.198 agendamentos em 2022. Já até novembro de 2023, o número chegou a 3.113 agendamentos. Porém, o mês de dezembro registrou 420 agendamento até esta terça-feira (26), com as novas compras registradas com o incremento do 13º salário e as limpezas das casas.
São recolhidos em média seis itens por agendamento, em sua maioria, sofás, colchões, TVs e móveis desmontados. A Codeca não recolhe mudanças. A diretora-presidente da companhia, Maria de Lourdes Fagherazzi, conclama que a população se programe nesses meses de férias e agende a coleta. “Até novembro a média da coleta era de até 10 dias úteis. Com a grande demanda deste mês, estamos levando mais tempo para buscar. Pedimos que as pessoas liguem para dar o destino correto a esses objetos“, destaca.
Os objetos que podem ainda ser usados são destinados ao Ecoponto da Codeca, que repassa às famílias cadastradas previamente no serviço. Os demais resíduos são destinados ao aterro sanitário. Agendamentos devem ser feitos via Alô Codeca, telefone 3224.8000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A coleta é gratuita. Descartes irregulares podem ser denunciados via Whats 99215.1788.
Com assessoria de imprensa