Porto Alegre

Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre passa a cobrar por permanência no meio-fio para embarque e desembarque

Aeroporto
Imagem: ARQUIVO

Desde as primeiras horas desta segunda-feira (08), a administradora do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport, passou a cobrar pela permanência de veículos nas áreas de embarque e desembarque. A taxa passa a ser cobrada após o dono do carro ultrapassar o limite de dez minutos. O valor é de R$20 para cada dez minutos adicionais.

Os condutores podem fazer o pagamento dos valores nos pontos de autoatendimento da Estapar. Estes locais são no terminal de passageiros. Outra opção para os motoristas é nos totens próximos às cancelas.

A implementação desta tarifa faz parte do plano da Fraport para agilizar a circulação dos veículos na região de embarque e desembarque. O valor, no entanto, chegou a ser questionado pelo Ministério Público Federal ainda no início do ano. Em resposta, a empresa afirmou que o tempo de 10 minutos era o suficiente e a exploração das vias de acesso faz parte do contrato da companhia para gestão do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Os condutores que precisarem de um tempo superior podem utilizar o mesmo ticket nos estacionamentos do Aeroporto e, assim, evitar a taxa que acresce a cada dez minutos.

Pessoas com deficiência tem tempo de permanência diferenciado no Aeroporto

Conforme informado pela Fraport, as pessoas com deficiência que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos estipulados para embarque e desembarque no meio-fio do Terminal de Passageiros deverão enviar um e-mail para [email protected], com o assunto “PCD – utilização meio-fio,  contendo:

  • Nome completo;
  • Data da viagem;
  • Número do voo;
  • Horário do voo;
  • Companhia aérea;
  • Cópia da Credencial de beneficiário, conforme previsto na Lei nº 13.146/15.

Estas informações deverão ser enviadas com, no mínimo, 72 horas úteis de antecedência à data do voo. O limite máximo de tempo para isenção será de 30 minutos (já incluídos os 10 minutos iniciais da tolerância). Clique aqui e saiba mais.