Comportamento

Aeroporto de Passo Fundo poderá reabrir com sistema PAPI operando parcialmente

Os equipamentos são hoje o maior entrave para a liberação das operações no local

Foto: Uirapuru
Foto: Uirapuru

O Aeroporto Lauro Kortz poderá reabrir nesta semana, mesmo com os equipamentos PAPI, usados para orientar aeronaves, operando parcialmente.

Os equipamentos são hoje o maior entrave para a liberação das operações no local. Os PAPI’s são luzes de orientação da pista, que mudam de intensidade e são obrigatórios para que jatos pousem no aeroporto.

Com a reforma do espaço estes equipamentos foram comprados novos, da Itália, mas desde a instalação nunca funcionaram corretamente. A empresa enviou técnicos e peças novas para o reparo, o que trouxe melhorias, mas não a operação total das luzes. O sistema tem três estágios de luzes, sendo que apenas dois estão operando após as recentes tentativas de reparo.

A Uirapuru noticiou, ainda no feriado de Carnaval (1) que, mesmo sem o PAPI a pista pode ser liberada, porém com restrição para o tipo de aeronave. Esta restrição se aplica aos jatos, deixando caminho livre para aeronaves que usam motores convencionais.

Os responsáveis pela obra devem pedir a liberação mesmo com os aparelhos operando parcialmente. Para liberar as operações será preciso que a ANAC autorize e diga qual o tipo de aeronave pode pousar e decolar sem os aparelhos e na atual condição do aeroporto .

Também é preciso ser publicado oficialmente um documento chamado NOTAM, que avisa aos pilotos em geral sobre liberações ou restrições.Até o início da manhã de hoje (2) nenhum documento ou manifestação da ANAC foi emitido, bem como NOTAM. No entanto, a expectativa é de que isso ocorra em horas ou no máximo até o sábado próximo. Isso porque a intenção de todos é liberar o aeroporto para a Expodireto, que ocorre de 7 a 11 de março em Não-Me-Toque.

Mesmo com a liberação se aproximando, as companhias aéreas só devem voltar a operar na cidade em 4 de abril. A Azul planeja dois voos diários de Passo Fundo para o aeroporto de Viracopos, em São Paulo. A Gol planeja, inicialmente, um voo diário de Passo Fundo para Guarulhos. A Azul planeja ainda mais um voo diário de Passo Fundo a partir de maio. A Azul ainda não está oferecendo vendas de passagens, mas a Gol já iniciou a comercialização dos bilhetes pela internet.

A pista do aeroporto Lauro Kortz já está pronta há meses, o novo terminal praticamente acabado, faltando apenas as questões dos equipamentos, documentações de liberação e o cercamento de toda a área, que está sendo realizado neste momento.

Fonte: Uirapuru