Em um vídeo publicado em sua rede social, o advogado Marlon Gasperin, de Bento Gonçalves, critica a postura da administração municipal com relação à concessão de vagas em creches privadas. O vídeo vem sendo bastante repercutido em grupos de pais que buscam vagas em escolas infantis para seus filhos.
No vídeo, o advogado afirma que o município tem feito um péssimo trabalho com relação à administração e tem jogado para o Judiciário o encargo de decidir o futuro dos pais que tem lutado por uma vaga nas creches. “A gente tem lutado na Justiça para conseguir algumas concessões de vaga para algumas empresas onde o pai e a mãe trabalham em condições um pouco mais desfavoráveis. Porém, o município editou uma legislação onde dizem que as pessoas que ganham mais do que 5 salários mínimos simplesmente não precisam de creche, como se aquele orçamento não fizesse falta dentro da economia doméstica da família”, enfatiza.
Veja o vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram
Em contato com a reportagem do Grupo RSCOM, Gasperin falou mais sobre o assunto. “Eu sabia que era um assunto latente e ele geraria uma certa repercussão, mas me espantou a quantidade de pais que têm passado pela mesma situação”, disse.
“Até o ano passado essas vagas elas eram compradas das instituições privadas com fins lucrativos, porém eles forneciam isso dentro das entidades privadas, todo o suporte que não era fornecido pelo ente público. Porém isso simplesmente foi cessado”, explica o advogado. “A despeito disso, meu próprio filho acabou perdendo a vaga por questão de renda e acabou ficando à mercê de uma escolinha privada. Porém, isso é injusto uma vez que eu pago os meus impostos para poder utilizar o serviço público”, declara Marlon.
“O que deveria ser feito seria a manutenção das parcerias público-privadas que eram feitas até o ano passado, inclusive essa é uma situação que gera economia para o município”, afirma Gasperin. “Se colocarmos na ponta do lápis toda a situação de gastos públicos na manutenção de uma creche, no pagamento de professores, merenda escolar e todos os outros meios, isso gera uma onerosidade para o município que acaba ficando desvantajoso, vale muito mais a pena eles manterem essas parcerias”.
Sobre a situação dos pais, o advogado acredita que a maior frustração têm sido a falta de respostas por parte da Secretaria Municipal de Educação.
A reportagem também tentou contato com a prefeitura de Bento Gonçalves, via assessoria, para obter um declaração em relação ao conteúdo do vídeo do advogado, porém não teve retorno.
Veja também:
Na Câmara, Prefeito de Bento Gonçalves promete solução para pais que não conseguiram vaga em creche