A parada da chuva permitiu que a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciasse o novo conserto da adutora do Sistema Marrecas, que se rompeu na madrugada de segunda-feira (13), nas imediações da Rota do Sol, em Vila Seca, interior de Caxias do Sul. O término da obra se deu no início da tarde desta quarta-feira (15). O abastecimento, no entanto, só será normalizado no decorrer da quinta-feira (16).
O diretor técnico do Samae, Cassiano Zeni Vargas, explica que a distribuição de água para a população será retomada de acordo com a sequência de alguns procedimentos necessários. “Faremos a liberação de água, fazendo a desinfecção, liberando aquela primeira água. Aí, depois, vai ser direcionado para o consumo da população”, disse em vídeo.
O diretor disse que o conserto precisou respeitar alguns processos e dificuldades.“A adutora é de 1000 mm e está em cima de um talude. Para nós procedermos com o conserto primeiramente tinha que parar de chover. Assim que parou, nós tínhamos que estruturar o talude. O conserto requer maiores cuidados porque pode ocorrer a queda de barreiras no local e também nas proximidades”, justificou.