Após nova queda de barreira na madrugada de segunda-feira (13) e novo rompimento de adutora do sistema Marrecas, o abastecimento pela represa continua suspenso em Caxias do Sul. Em virtude do problema, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre está inoperante. Desta forma, parte dos bairros e loteamentos atendidos pelo Marrecas estão sofrendo com a falta de de água.
Ainda na segunda-feira, as equipes do Samae fizeram descargas na rede, com abertura dos registros ao longo da adutora para aliviar a pressão no ponto de rompimento. Além disso, também foram realizados trabalhos com máquinas para limpeza da adutora. O conserto no local tem previsão de ser realizado nesta terça-feira (14) e na quarta (15) estão previstos os serviços de contenção da encosta, com a liberação de água no fim do dia. Diante da normalidade dos trabalhos, a autarquia prevê o início do retorno do abastecimento para esta quinta-feira (16).
A Rota do Sol permanece em meia pista no local, o que exige atenção redobrada dos condutores. O incidente aconteceu cerca de seis metros à frente do ponto onde também houve deslizamento no último dia 1° de maio, em Vila Seca, interior do município, onde foi feita contenção e colocado lona.
BAIRROS SEM ÁGUA DEVIDO AO ROMPIMENTO DA ADUTORA
Vila Seca, Bevilacqua, São Brás, Ana Rech, Jardim das Hortências, São Cristóvão, Parada Cristal, Jardim Iracema, Jardim Eldorado, São Ciro, Serrano, Diamantino, Século XX, Mariland, Interlagos, Petrópolis e Nossa Senhora do Rosário.
BAIRROS COM ABASTECIMENTO PARCIAL
- De Lazer, Sagrada Família e Presidente Vargas terão boa parte das residências atendidas pelo Sistema Faxinal.
- Santa Fé, Belo Horizonte, Maestra, Pedancino, Alvorada, Brandalise, Linha 40, Canyon, Centenário, Nossa Senhora da Saúde, Pioneiro, Vinhedos e Fátima terão boa parte das residências atendidas pelo Sistema Maestra.
- Fazenda Souza será parcialmente atendida por poço.