Caxias do Sul

Acolhimento de pessoas em situação de rua segue em Caxias do Sul

Das 252 vagas disponíveis para o serviço, 58 não foram ocupadas.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A força-tarefa criada pela Prefeitura de Caxias do Sul para o enfrentamento do frio manteve, na noite de quarta (28) e madrugada de quinta (29), a rotina de abordagens para atendimento às pessoas em situação de rua. As equipes formadas por agentes da Fiscalização de Trânsito, da equipe da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Consultório de Rua, ligado à Secretaria da Saúde, fizeram 50 abordagens, mas somente oito aceitaram o acolhimento nas casas de passagens ou no Projeto Hospedagem Solidária. Das 252 vagas disponíveis para o serviço, 58 não foram ocupadas. O público feminino é exclusivamente destinado às vagas das casas de passagem.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, relembra que as casas de passagem do Município acolhem os animais de estimação destas pessoas, enquanto na Hospedagem Solidária isto não é possível. “Mas isso não é problema. Todos que aceitarem acolhimento e tiverem pet terão lugar nas casas de passagem. Ter animais não é o motivo para não aceitarem o acolhimento”, ressaltou. Ainda reforçou que, por orientação do Ministério Público Estadual, não se pode obrigar as pessoas em situação de rua aceitarem o acolhimento, podendo permanecer na rua. As abordagens e o atendimento serão mantidas na noite desta quinta e madrugada de sexta.

Outra preocupação é ofertar mais cobertores e roupas adequadas para o enfrentamento do frio para oferecer aos que decidem ficar nas ruas. Doações podem ser feitas diretamente à Fundação Caxias (Rua Sarmento Leite, 2189, Rio Branco) ou contatar pelo número (54) 3223.0528.