Comportamento

Ações no mês de maio combatem violência sexual contra crianças e adolescentes, em Garibaldi

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido no dia 18 de maio, o município de Garibaldi está realizando ações de conscientização. Entre as atividades, ao longo deste mês, o LEO Clube Garibaldi junto do Conselheiro Tutelar, com apoio da Secretaria de Educação de Garibaldi, está promovendo uma campanha nas escolas do município.

O material utilizado para abordar sobre esse tema com as crianças de forma lúdica, é o Semáforo do Toque, a partir dele é dada uma explicação sobre locais do corpo em que pode tocar (cor verde), deve-se ter atenção (cor amarela) e não pode tocar (cor vermelha). Nas suas explicações durante a campanha para os alunos, a psicóloga Quelen Lemes Gomes, parceira da campanha, também explica às crianças que quando um adulto propõe segredo, isso não é bom, e imediatamente ela deve contar a outra pessoa de sua confiança sobre o acontecido.

(Foto: Divulgação)

Até o momento a campanha ocorreu para mais de 500 crianças em Garibaldi, e até o fim do mês pretende falar com todas as crianças do 1° ao 5° ano das escolas, faixa de idade indicada para essa atividade. Nathalia Ritter, presidente do LEO Clube Garibaldi ressalta.

“O Semáforo do Toque pode ser também utilizado pelos pais para explicar desde sempre aos seus filhos sobre os locais do corpo que outros adultos não devem mexer. Conversar, estar atento e conscientizar as crianças é o melhor caminho para que elas não passem por nenhuma experiência de abuso e exploração sexual.”

Outra ação ocorrerá na próxima quarta-feira (18), na Praça Loureiro da Silva. A partir das 14h30min a Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, chamará atenção das pessoas que passarem pelo local abordando o tema. A iniciativa contará também com a apresentação dos corais da Escola Musical Center, projetos financiados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

FAÇA BONITO

O dia 18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A data foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade. O crime teria sido cometido por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli” e desde 2000 às ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.