Caxias do Sul

Aceleração dos Serviços e da Indústria sustenta crescimento de 14,5% na economia de Caxias do Sul

Apenas comércio teve queda na comparação fevereiro 2024-fevereiro 2023. Dados foram divulgados nesta quinta (4)

Aceleração dos Serviços e da Indústria sustenta crescimento de 14,5% na economia de Caxias do Sul
Foto: Andreia Copini/divulgação

Com protagonismo dos serviços (23,9%) e da indústria (14,7%), a economia de Caxias do Sul cresceu 14,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O segmento do comércio, por sua vez, caiu -2,7% nesta relação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

São componentes da aceleração da indústria os números positivos da massa salarial (30,7%), compras industriais (21%) e horas trabalhadas (15,3%). O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Mello Cardoso, avalia que a economia teve um crescimento “bem representativo”. Apesar de oscilações na atividade econômica e variações setoriais dependendo do mês, “a economia de Caxias do Sul vem com um viés positivo nos últimos meses”, disse Cardoso.

Houve incremento, também, na relação fevereiro com janeiro deste ano: 5,7%, a partir do desempenho positivo da indústria, com 10,1%, e dos serviços, com 1,2%. Os especialistas ainda comentaram o indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2024 com igual período do ano passado.

Foi conferido crescimento na economia da ordem de 10,7%. Os serviços cresceram 21,7%, enquanto a indústria cresceu 7,7%. Os serviços, ao contrário, caírem 2,1% no acumulado do ano.

No acumulado de 12 meses, o índice é de 5,4%.

Foto: CIC Caxias/divulgação
Foto: CIC Caxias/divulgação

2,8 mil novos postos de trabalho

O levantamento aponta ainda que alguns itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras industriais e vendas industriais, por exemplo, foram positivos em fevereiro na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado todos os itens que compõem o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias), com exceção da utilização da capacidade instalada, também foram positivos.

Em relação aos postos de trabalho, o estudo traz dados do Caged que mostram que o mercado formal apresentou aumento de 2.847 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,7% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.638 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 167.899.