Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) promove, na próxima quarta e quinta-feira (16 e 17), o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. A atividade reunirá profissionais da comunicação de todo o país na capital federal, Brasília. O tema da edição será “Rádio e Televisão: para todo mundo, em todo lugar”.
A cerimônia de abertura, ocorre na noite da quarta-feira (16), e terá a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras, além da entrega das medalhas do “Mérito da Radiodifusão e Assis Chateaubriand” aos profissionais que contribuem ou contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do setor.
Já na quinta-feira (17), debates estarão em evidência do Congresso da ABERT. A partir das 9h, o vice-presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Patrick McFadden, abrirá o encontro com a palestra magna “As barreiras e assimetrias regulatórias no ambiente de mídia”.
Em seguida, McFadden participará de painel sobre o mesmo tema e apresentará um panorama da questão nos Estados Unidos e como assegurar uma concorrência equilibrada entre a radiodifusão e as gigantes de tecnologia. Participarão do painel, o presidente da AIR, o argentino Eugenio Sosa, o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e o conselheiro da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (Anacom), Sandro Mendonça. O painel comemorativo “100 anos do rádio: contando e encantando o Brasil” terá como palestrantes os jornalistas e radialistas Eduardo Oinegue e Milton Jung , além de Roberto Araújo (CEO do Grupo Jovem Pan).
Pela tarde, o painel “O jornalismo profissional a bem da verdade” terá a participação dos jornalistas Ricardo Villela, Rodolfo Schneider e José Occhiuso. Em debate, a credibilidade e a relevância do jornalismo profissional diante da transformação da sociedade e da indústria de mídia e as mudanças implementadas na rotina das redações jornalísticas para adequação a essa nova realidade e à dinâmica da informação.
O painel sobre “A transformação tecnológica e as mudanças de hábitos na indústria de mídia” terá como palestrantes Melissa Vogel (CEO da Kantar IBOPE Media), Luis Bonilauri (diretor-executivo da Accenture) e Fabrício Proti (gerente-geral da ViacomCBS/Brasil).
Para a palestra de encerramento “Rádio e TV: o humor nosso de cada dia”, foram convidados Tatola Godas, Mhel Marrer e Samantha Schmutz. Para acessas a programação completa, clique aqui.
Com informações: ABERT