O governo chinês disse que monitorou de perto o itinerário do voo que transportou a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a qual fez uma visita a Taiwan nesta terça-feira (2). A aeronave pousou à noite na ilha, pouco antes de 22h44min (11h44min no horário de Brasília).
Pequim disse considerar a visita uma provocação e prometeu fortes represálias aos Estados Unidos caso Pelosi fosse à ilha. Pouco tempo após a publicação desta matéria, o avião do governo dos Estados Unidos se aproximava do aeroporto de Taipei, segundo mostrava o site de monitoramento de voos Flight Radar 24.
Também nesta manhã, aviões de guerra chineses sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan.
O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. O voo, no entanto, não apresentava destino final. Ao se aproximar de Taiwan, o site Flight Radar atualizou que o local de pouso da aeronave é o aeroporto de Taipei.
Foto: Terra Brasil Notícias
Acompanhe também: EUA insistem que Rússia e China se envolvam em negociações nucleares
Os Estados Unidos estão prontos para delinear um novo acordo de armas nucleares com a Rússia e pediram a Moscou que demonstre sua capacidade de negociar de boa-fé, disse o presidente Joe Biden, antes das discussões sobre não proliferação global na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (1°). (Matéria completa no link acima).