Empreendedorismo

A expectativa e os desafios do setor gastronômico para 2022

Bate-papo com o sócio-proprietário e fundador da Di Paolo, Paulo Geremia.

A expectativa e os desafios do setor gastronômico para 2022

Que a Serra Gaúcha é repleta de opções saborosas e que atende todos os públicos, não é novidade. A qualidade do setor gastronômico serrano é referência em todo Brasil, ainda mais quando redes firmadas aqui, expandem para outras regiões do país e são sucesso absoluto. Este, por exemplo, é o caso da Di Paolo, galeteria que leva a Serra a frente e é referência no segmento. Mas, após dois anos de incógnitas, de incertezas, qual a expectativa para 2022? É por isso que o empresário Paulo Geremia é nosso destaque na edição deste final de semana No Radar.

Geremia, quando falamos na tradicional culinária da Serra, a Di Paolo vem em mente. Hoje, conquistando nas principais regiões do Brasil. Como está o atual cenário da Di Paolo e se, em 2022, há projeto de expansão para novas cidades ou unidades?

“O Di Paolo nestes últimos anos se preparou para uma expansão. Fizemos uma pesquisa, um branding, onde buscamos uma forte identidade do que somos. E isso se mostrou forte na nossa colunária, típica da Serra Gaúcha, que foi trazida pelos imigrantes italianos. Isso nos ajudou muito para divulgar nos lugares que estamos, em Porto Alegre, Itapema, Curitiba e São Paulo. A culinária italiana tem esse sabor que vem desde a Nona, onde aprendemos a fazer a comida. Isso nos fez ter o delivery neste momento de pandemia, o que nos possibilitou manter os funcionários, sem nenhuma demissão. E tivemos o último semestre de 2021 com excelente performance, com movimento nas casas. E temos essa expectativa de que com o aumento da vacinação tudo voltará a uma normalidade. Com isso buscamos empreender mais. Já está encaminhado um aqui no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo e outro, um Di Paolo Grill. E temos um projeto para ir ao interior de São Paulo, em São José dos Campos, com um Di Paolo Galeto. O que ficou bem tranquilo para nós é que a culinária está agradando muito além da nossa região da Serra, o que nos anima a ter uma forte formação de pessoas, e a crescer com a originalidade que é nossa culinária. Para isso temos toda uma logística para que nossos produtos saiam da Serra e cheguem em todos pontos fazendo com que a gente cresça com qualidade e segurança”.

Após dois anos complicados para o setor de serviços, qual é a expectativa para este 2022? Já se pôde perceber uma alteração no fluxo de clientes?

“O aumento de clientes aconteceu no segundo semestre de 2021, dá pra se dizer que se recuperou da pandemia. Eu acredito que quem manteve a equipes, se preparou e inovou, como nós fizemos, de definir o nosso ambiente, aconchegante como a Serra Gaúcha é, com uma decoração bem original, com o artesanato e a louça exclusiva, com a arrumação da mesa típica italiana, e com o treinamento da equipe se deu bem. Hoje o Di Paolo, após a pesquisa, serve também porções, que era um pedido dos clientes. Este é mais um resultado que estamos implantamos e que nos ajudou muito. Minha expectativa para 2022, é que tanto no turismo de negócio, quanto no de passeio e na frequência dos clientes de querer estar em uma vida normal, com toda a segurança, teremos a recuperação. Acredito que dá para ter o otimismo de investir. Há uma demanda, e acredito que no Brasil, mesmo com inflação, de aumentos, sabemos que tem um potencial enorme, tanto no agro, na indústria, na matéria prima. Eu acredito que o Brasil tem oportunidades e se recuperou e ainda está se recuperando rapidamente. Tivemos uma queda brusca, mas recuperamos na mesma velocidade. Sabemos que é um ano de eleição, que muda muita coisa, mas para o nosso setor, o de hotéis e de turismo, sabemos que será um ótimo ano”.

Em relação a números, sabemos que houve uma queda no setor, restaurantes, principalmente. Há uma expectativa de quando estes números podem retornar, pelo menos, a marca registrada em 2019 ou perto disso?

“Eu acredito que nós tivemos o último semestre de 2021 praticamente igual de 2019. Acho que neste ano voltando os eventos e as feiras, além do turismo aqui na região, vai nos ajudar muito. Ainda mais que estamos percebendo um turismo mais interno e menos para o exterior. Isso irá nos ajudar muito. E também o turismo de negócios, as empresas tiveram bons anos. O agrobussines está com uma ótima expectativa. Acho que quem estiver preparado, por mais que o primeiro semestre possa ser mais lento, no segundo voltaremos aos patamares anteriores de 2019. E também temos margem para crescer. Ficamos mais conhecidos dentro do Brasil, nosso setor se valorizou nessa pandemia, vimos como é importante e como foi desejado e faz parte do dia a dia das pessoas. Nos dias que estávamos fechados foi muito difícil, mas na gastromania, hotelaria e eventos foi muito grande o impacto. Tivemos que nos adequar, fazer delivery e contamos com a ajuda do governo com empréstimos, auxílios, para poder pagar os nossos salários. Quem se manteve, e foi a grande maioria, que estava organizado, var crescer. Acho que vamos melhorar no segundo semestre, a gente sente isso nas pessoas, que querem que tudo melhore. Queremos agradecer aos nossos clientes, a nossa região da Serra Gaúcha, que sempre nos prestigiou nos restaurantes da marca”.

www.tbfoto.com.br, DI PAOLO – SP/SP – 25/11/2020, Foto: Tadeu Brunelli – divulgação

A Di Paolo
O Galeto Di Paolo começou sua trajetória em 1994, quando foi inaugurado o Giuseppe Posto Per Mangiare, em Garibaldi, pelo sócio-fundador Paulo Geremia. O nome foi uma homenagem ao patriarca da família de imigrantes italianos e avô do seu fundador, Giuseppe Geremia, que saiu da Província de Vicenza, na região do Vêneto, e chegou ao Brasil em 1890. Na essência da marca, Paulo Geremia trouxe a autenticidade e a originalidade da iguaria típica da imigração italiana na região, o galeto al primo canto.

A galeteria Di Paolo é referência nacional na culinária típica italiana da Serra Gaúcha e roteiro obrigatório aos que buscam aproveitar os prazeres e encantos de Garibaldi, Bento Gonçalves, de Gramado, Caxias do Sul, São Paulo, Curitiba, Restinga Sêca e Porto Alegre.

Os restaurantes têm no cardápio o tradicional galeto al primo. A iguaria, assada na brasa de carvão, que a deixa crocante por fora e suculenta por dentro, acumula prêmios e reconhecimentos nacionais. No Galeto Di Paolo, o cliente vive uma experiência sem igual, que harmoniza com seus melhores momentos.

Além dos pratos da sequência de galeto al primo canto, Di Paolo traz para o cliente grelhados (linguiça suína, entrecot, filé mignon, picanha, carne suína, cordeiro e filé de peixe), massas (spaghetti, tortéi, nhoque, nero bianco e tagliarini), molhos (tradicional, tomate seco, funghi, nocciole, quatro queijos, alho e óleo, al pesto e bolognese), polenta na chapa, polenta frita, queijo grelhado, salada de batata com maionese, radicci com bacon, salada siciliana, tomate especial e sobremesas da casa (pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia).

Você também confere a matéria completa na edição do final de semana de No Radar – No Radar ed 339_05.02.2022-1