Agro Rural

Produtor de Carlos Barbosa é o grande ganhador do concurso Leiteiro da Expointer

A Cabanha das Hortênsias, de Gramado também foi destaque na competição de diferentes raças

(Foto: JM Alvarenga/Divulgação)
(Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

O Banho de Leite, que é uma das premiações mais tradicionais e aguardadas da Expointer, foi realizado na tarde de terça-feira (7), este ano, o produtor Evandro Cichelero, de Carlos Barbosa, levou o título de vencedor do concurso leiteiro na Expointer 2021. A competição é realizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Cichelero venceu com exemplares em duas categorias:

  •  Jovem – com a vaca Granja Cichelero 546 Finder, que produziu 69,66 quilos de leite
  • Adulta – com a vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 Jose, produzindo 83,68 quilos de leite

Para chegar ao resultado, foram realizadas cinco ordenhas, em cada uma das categorias. No total, 18 vacas participaram do concurso, sendo 14 na categoria adulta e quatro na categoria jovem.

O Banho de Leite foi acompanhado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no Parque de Exposições Assis Brasil.

“Estamos muito felizes”, declarou Cichelero, lembrando que, em 2012, um de seus exemplares conquistou a categoria Jovem. Ele afirmou não ter feito nenhum preparo especial com os animais para esta edição. “Não tem muito segredo, é só capricho e trabalho”, complementou, reforçando que as vacas recebem alimentação balanceada.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, explica sobre as características da raça. “A vaca Holandesa é a que mais produz leite no mundo, tem origem europeia e se adapta mais em lugares frios. No Rio Grande do Sul temos a melhor média de produção, por animal, por ano, do país. É motivo de orgulho mas muito ainda pode ser trabalhado”, destacou.

A Cabanha das Hortênsias, de Gramado também foi destaque conquistando os títulos de grande campeã com Cleópatra e reservada campeã com Harpa. A mesma cabanha leva também o título de grande campeã da raça Indubrasil, com Soberana, que teve 12 inscritos neste ano na Expointer.

“É uma alegria muito grande ganhar o título de grande campeã. É a primeira vez que participo e logo já ganhei dois títulos de grande campeã, com a Cleópatra e a Soberana”, comemora o criador William Ponath.

(Foto: Itamar Aguiar/Governo do Estado)
(Foto: Nathã Carvalho/ACGZ)
(Foto: Nathã Carvalho/ACGZ)