
O delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Álvaro Becker, realizou na manhã de quinta-feira (25) uma coletiva de imprensa para informar sobre o andamento das investigações dos homicídios que aconteceram no ano de 2019.
O primeiro caso abordado foi o 13º homicídio que aconteceu no dia 22 de maio. Andressa Weber Erbice de 24 anos, foi atingida com vários disparos enquanto estava em casa, na Rua Plauto de Abreu, no bairro Santo Antão. Ela chegou a ser encaminhada em estado gravíssimo para o Hospital Tacchini, mas não resistiu aos ferimentos. Já o bebê faleceu um dia após, por insuficiência respiratória. Segundo o delegado, o crime que foi tratado como duplo homicídio qualificado, seria passional. A mandante do crime seria uma ex-companheira do namorado da vítima, que teria contratado um menor de idade para matar a mulher.
“Eles fugiriam do local, tripulando um Gol, que foi abandonado em um bairro aqui da cidade, sendo sido inclusive acompanhado pela Brigada, mas que não obteve êxito em prender os indivíduos no momento em que deixaram o carro. Foi constatado que era um veículo furtado, em primeiro momento era de Veranópolis e depois se descobriu que houve uma mistura de dois veículos furtados, um em Veranópolis e outro em Flores da Cunha, no inicio nos atrapalhou um pouco. O veículo abandonado em Caxias nos levou ao reduto deste menor que praticou o crime” diz. As provas concretas estão anexas ao inquérito enviado a justiça, como a mulher mandante do crime, o menor autor dos disparos e mais os outros envolvidos.
Becker ainda trouxe dados sobre o andamento da investigação da maior chacina da serra gaúcha. O fato acontece no dia 07 de junho onde cinco homens foram mortos por mais de 60 disparos de arma de fogo, em um bar no bairro Municipal.
A linha de investigação acredita na relação de duas facções criminosas que disputam o território pelo tráfico de drogas. O crime teria sido cometido por um grupo de extermínio de uma das facções e sido comandado por um apenado recluso em Caxias do Sul na época, agora transferido para a Penitenciária de Charqueadas. Um criminoso foi identificado como um dos autores do crime, o homem de 24 anos está detido no Presídio Estadual de Bento Gonçalves.
Dentre cinco indivíduos, um mandante e mais quatro homens já foram identificados, e restam dois, os quais a polícia segue realizando investigações para conseguir as provas necessárias. ” A motivação está clara, de que se trata de briga de facções, onde uma facção que se diz mais poderosa que a outra está cometendo estes crimes e nós temos visto que na sequencia de todos estes 43 crimes neste ano, no minimo 40 estão envolvidos entre venda e tráfico de drogas”, afirma.
Atualmente Bento Gonçalves contabiliza 43 homicídios no município e tem sido considerada uma das cidades mais violentas do estado, se comparado a outras regiões que tem um declínio nestes índices nos últimos anos.