A 6ª ExpoSEGH encerrou na noite desta terça-feira (16), em Caxias do Sul (RS), surpreendendo e superando expectativas, tanto no número de expositores, como na geração de acordos comerciais. A projeção é que R$ 4 milhões em negócios possam ser fechados nos próximos meses, a partir de contatos realizados durante os dois dias de exibição. Visitaram o evento cerca de 1,5 mil empreendedores, profissionais e estudantes das áreas de hotelaria, turismo e gastronomia.
A feira de negócios, promovida pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho, reuniu 60 expositores, de 19 macrossegmentos, e ofertou mais de 200 produtos e serviços. Nesta edição, algumas áreas inéditas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo marcaram presença. Entre as novidades estavam os segmentos de acessibilidade e mobilidade, higienização e blindagem, acessórios, alimentos (orientais, sementes, sem glúten e sem lactose), embalagens, medicina ocupacional e energia limpa e sustentável. Ramos já tradicionais, como tecnologia, equipamentos, bebidas, gastronomia, utensílios, serviços e produtos também exibiram seus atrativos.
O presidente do SEGH Região Uva e Vinho, Marcos Antonio Ferronatto, lembrou que a ExpoSEGH começou, em 2016, como um dia de rodada de negócios, com o intuito de aproximar associados de fornecedores. Após quatro edições nesse modelo, em 2023 foi repaginada, tornando-se uma feira de negócios, com dois dias de exposição e mantendo-se com o propósito de promover conexões.
“A edição de 2024 é para saborear vitórias, especialmente pela ampliação de 50% no número de expositores e a prospecção de R$ 4 milhões em negócios. Seguimos mantendo a diversidade na oferta, oportunizando networking, negócios e conhecimento para a cadeia da gastronomia, hotelaria e turismo. Estamos, realmente, celebrando esse momento, com a certeza de que muitas outras conquistas virão, graças a um trabalho de muitas mãos. Temos ciência que para sermos sustentáveis, toda a cadeia, empresários, equipes e fornecedores, precisa ser valorizada e próspera em um grande ecossistema”.
Bons negócios
Estreando em feiras e na ExpoSEGH, Jociane Costacurta Rossi, sócia-administradora de uma marca de alimentos ultracongelados de Bento Gonçalves, diz que está muito satisfeita com a participação.
“É muito bom ouvir de empresários dos mais diversos segmentos que o nosso produto era justamente o que procuravam. Aqui na feira já fechamos agendamentos para apresentação de pratos dentro da cozinha de prospects”, comemora.
Mirele Rech, supervisora de uma empresa de refeições industriais com sede em Santa Cruz do Sul, filial em Caxias do Sul e nos estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro, visitou pela primeira vez a feira. Ela disse que ela e as colegas gostaram muito dos produtos inovadores expostos.
“É bastante novidades, coisas que a gente pode levar para a nossa empresa para estar colocando em desenvolvimento”, destaca.
Frequentadora de várias edições da feira de negócios, Jussara Wiprich, sócia-proprietária de restaurante em Carlos Barbosa, disse que nesta edição pode verificar uma importante evolução na qualidade das empresas expositoras da ExpoSEGH.
“Já visitei diversas marcas que tenho interesse em negociar, entre elas as áreas de fornecimento de gás e máquinas de lavar-louça”.
Qualificação e conhecimento
Durante os dois dias de programação da 6ª ExpoSEGH, o Espaço do Conhecimento promoveu, mais uma vez, importantes trocas de experiências sobre assuntos atuais e relevantes para quem atua na hotelaria, gastronomia e turismo, tanto na qualificação do público, como no compartilhamento de experiência e no fomento de informações atuais e relevantes.
Neste ano, os assuntos abordados por especialistas dos segmentos perpassaram pela segurança de alimentos, acessibilidade, cases de hotelaria, experiências turísticas, inovação no turismo e oficinas gastronômicas.
A feira de negócios também foi palco para o lançamento de importantes eventos, entre eles o anúncio do 1º Simpósio de Segurança dos Alimentos e Bebidas da Serra Gaúcha, previsto para ocorrer no mês de outubro, e a 6ª edição do Temperar – Czinha e Mercado, evento realizado pelo SEGH Jovem, previsto para agosto.
A 6ª ExpoSEGH foi uma realização do SEGH Região Uva e Vinho e teve o patrocínio de Sebrae RS, Sicredi Pioneira, Fecomércio/Sesc e Senac e FBHA.