Turismo & Vinhos

40 vinícolas devem participar do 25º Concurso do Vinho em Caxias do Sul

Resultado do concurso será dia 24 de setembro

40 vinícolas devem participar do 25º Concurso do Vinho em Caxias do Sul
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Ocorreu nesta terça-feia (12), o lançamento do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. O evento foi realizado na Vinícola Pagliosa, em São Pedro da 3ª Légua. O evento teve início às 18h, sendo promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o comitê formado por representantes de cantinas e da Rede de Vinícolas (Revinsul).

O secretário da Smapa, Rudimar Menegotto comenta sobre a grande inovação de realizar o evento pela primeira vez em uma vinícola “Em conjunto com o comitê, decidimos fazer em uma vinícola e gostaríamos que isto não fosse só esse ano e sim todos os anos em uma vinícola para prestigiarmos todas as nossas vinícolas do município. Também queremos valorizar os nossos produtos de Caxias do Sul, o trabalho do vitivinicultor que colhe sua uva e produz o seu vinho. São 25 anos de história, 25 anos de evolução de novas tecnologias, de melhorias na propriedade e na qualidade do vinho” disse Rudimar Menegotto.

Márcio Sirtoli, proprietário da Vinícola Grutinha, relata as dificuldades enfrentadas na safra deste ano. “A safra de 2022, no início da manuteração da uva teve muito estiagem, então ficamos um pouco aflitos, pois algumas uvas secaram, porém ao final começou a regularizar a chuva, dando uma qualidade muito boa aos produtos. Esse concurso vai valorizar bastante o produto das 40 empresas participantes” relatou Sirtoli.

Márcio também relatou a importância dos 25 anos do evento, o qual irá ajudar as empresas do ramo. “Desde criança eu participo do processo vinícola, sei que é um processo o qual não é apenas fazer o produto e vender, pois começa desde a poda das parreiras, da desfolha, do tratamento, da colheita, vinificar, então é um processo que dura quase um ano para ter um produto e vender no ano seguinte. A safra dura e torno de 45 dias e você tem que produzir este produto, estocar para vender o ano inteiro, ou às vezes estocar para envelhecer em adegas para vender daqui a 4 ou 5 anos sendo um vinho mais elaborado” destacou Márcio.

Nesta edição, que marca os 25 anos do certame, foram agregadas as categorias Vinho Suave e Espumantes pela relevância econômica que atingiram. As demais categorias são Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Vinífera Engarrafado e Suco de Uva. Outra novidade é o Troféu “Grande Ouro” para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com sede na França. As bebidas premiadas receberão troféus e poderão ser comercializadas com o Selo do Concurso.

O prefeito Adiló Didomenico, enfatizou que este concurso foi responsável pela melhora significativa da qualidade dos vinhos de Caxias do Sul e que atualmente não devem nada para os importados. “Nós temos aqui na região vinhos ótimos e que a cada ano vêm melhorando, agora com a entrada dos espumantes, do vinho suave, o suco de uva já havia sido incluído nos anos anteriores. Eu vejo um avanço muito grande” disse Adiló.

Nos próximos dias, técnicos da secretaria concluem a fase de coleta das amostras para avaliação. Devem participar cerca de 40 cantinas com mais de 200 amostras inscritas (no ano passado foram 178 amostras e 32 vinícolas). A degustação das amostras será realizada na última semana de julho. As bancas avaliadoras, que foram reduzidas durante a pandemia, terão o número recorde de nove membros cada. A divulgação dos resultados ocorrerá dia 24 de setembro, durante um jantar baile.

Feira da Colheita 2023

O prefeito Adiló destacou que a Festa da Colheita, a qual ocorrerá nos dias 24 de fevereiro a 12 de março de 2023, será um evento de extrema importância para as vinícolas, pois no ano de 2020 o prefeito Flávio Cassina e a Comissão Organizadora tentarão organizar, mas com a chegada da pandemia o evento precisou ser cancelado no primeiro final de semana.

Acredito que será uma grande retomada como foi a Festa da Uva e é uma oportunidade que queremos proporcionar às nossas cantinas, para nossos produtores rurais para mostrarmos a pujança que é o agronegócio do nosso município que é o maior PIB agrícola do Rio Grande do Sul” finalizou Didomenico.