Comportamento

3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata filhote de Gato-maracajá em São Francisco de Paula

O animalzinho será levado até a Divisão de Fauna, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em Porto Alegre.

Gato-maracajá

Nesta sexta-feira (01), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou um Gato-maracajá, em São Francisco de Paula.

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Os policiais militares foram acionados por um morador que localizou o felino sozinho, na estrada do Morro do Baú, interior do município.

O filhote estava assustado e com fome, a equipe do 3º BABM resgatou o Gato-Maracajá e encaminhou até uma Clínica Veterinária de São Francisco de Paula. Após, o filhotinho será levado até a Divisão de Fauna, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em Porto Alegre.


Veja mais sobre Patrulha Ambiental

Programa Patrulheiro Ambiental Mirim forma 36 alunos em Caxias do Sul

Em uma noite mais que especial, 36 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonardo Murialdo se formaram como patrulheiros ambientais mirins, em Caxias do Sul. A solenidade ocorreu na quinta-feira (17/08), no Salão Paroquial São Marcos da Linha Feijó, na presença de autoridades, professores e familiares.

As aulas do semestre foram ministradas pelo Sargento Cleiton Mello e pelo Soldado Tiago Guedes Gomes.  Após dez encontros, foi entregue pelos instrutores, juntamente com as autoridades presentes, a entrega do certificado e do boné aos alunos, como ato simbólico de encerramento do programa e início do desafio proposto aos novos Patrulheiros Ambientais Mirins, que é auxiliar o Comando Ambiental da Brigada Militar na proteção e na preservação do Meio Ambiente.

Capitão Leandro da Cruz Góes, subcomandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e coordenador do projeto, salienta os objetivos e como se configura o trabalho desenvolvido com as crianças. 

“São dez encontros: um encontro por semana, 45 minutos, para manter um vínculo da escola e dos estudantes com os nossos policiais militares, que são treinados e capacitados para ministrar essas aulas. Nesses encontros são trabalhadas as questões sobre a fauna, flora, água, separação do lixo, sustentabilidade, plantação de árvores, são desenvolvidos cartazes educativos, produção de brinquedos por meio de materiais recicláveis. Ao final desse programa as crianças desenvolvem uma redação, na qual, de forma simbólica, é selecionada uma por turma para ser lida no evento final. Além disso, é da metodologia do programa fazer uma formatura, para que possamos levar esse programa não só para as crianças, pois ele é muito mais que isso, ele é para a comunidade, para a sociedade, para os pais”.

Os patrulheiros mirins realizaram o juramento em frente aos familiares e convidados presentes, se comprometendo com a preservação e conservação do meio ambiente.

Além disso, os alunos destaques do semestre foram agraciados com um prêmio, bem como os instrutores e professores que participaram e apoiaram a causa em prol do meio ambiente em Caxias do Sul.

A próxima fase do semestre contempla nos próximos meses a cidade de Garibaldi. Conforme o Capitão Leandro, a ideia é de posteriormente realizar os encontros em uma cidade distinta e em Caxias ao mesmo tempo.