
O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, por meio dos Comitês de Igualdade Racial e Empreendedorismo, promove a 3ª Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Imigrantes. Será no dia 29 de julho, sábado, das 13h30 às 17h30, no Teatro Professor Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás em Caxias do Sul.
A Feira apresentará produtos artísticos, artesanais, comidas típicas e produtos tradicionais dessas etnias. “Estamos propondo esse momento para homenagear e chamar a atenção da sociedade mostrando que as mulheres negras e latinas se mantêm em luta diária e têm vencido barreiras mostrando toda a sua força, perseverança e valores através do empreendedorismo”, pontua Alessandra Pereira, uma das coordenadoras do Comitê de Igualdade Racial.
A coordenadora relembra que o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, é marco da luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido por elas que sofrem discriminação social, racial e de gênero.
A feira conta com a parceria da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico Racial da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Cruz Vermelha e do Conselho da Comunidade Negra de Caxias do Sul – COMUNE.
Mais eventos – “Uma noite no arquivo”
Além da feira que acontece neste final de semana, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul, convida para comemorar o seu 47º aniversário, com a realização da 6ª edição do “Uma Noite no Arquivo”, no dia 05 de agosto, às 17h. Uma atividade cultural é realizada internamente pela instituição, com a intenção de aproximar a comunidade dos trabalhos de preservação documental e dar acesso às informações desenvolvidas pelo Arquivo Histórico Municipal.
A atividade tem classificação indicativa livre e a entrada é gratuita.