Caxias do Sul

31 vinícolas receberam premiação dos Melhores Vinhos, Suco e Espumantes de Caxias do Sul

31 vinícolas receberam premiação dos Melhores Vinhos, Suco e Espumantes de Caxias do Sul
Crédito das fotos: Rodrigo Rossi

A 25ª edição recebeu o número recorde de 292 amostras inscritas por 40 vinícolas. Foram concedidas 88 premiações para 31 vinícolas, divididas dentre 13 troféus Grande Ouro, 63 Ouro e 12 Prata, além do troféu Pipa Destaque para a amostra que combinou maior pontuação e maior volume de produção. A Vinícola Grutinha foi a vencedora com amostra de vinho elaborado com a variedade Niágara Branca, totalizando 140 mil litros. Vinícolas que não alcançaram a pontuação necessária para premiação receberam certificados de participação.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, salientou que o concurso, ao longo destas 25 edições, contribuiu decisivamente para a melhoria da qualidade dos vinhos caxienses, que já estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior. “São empresas pequenas e familiares, mas que com esforço, investimentos e apoio do setor público, têm mostrado competência para conquistar e ampliar seus mercados”, reforçou.

Vice-presidente da Rede de Vinícolas (Revinsul), Gustavo Arbugeri, lembrou a afirmação de um amigo no passado de que Caxias seria a “Detroit do Vinhos”, por ter perdido a sua condição de grande produtora de vinhos. De acordo com o empresário, o concurso de vinhos e a atual qualidade das marcas locais comprovam que aquele pensamento estava equivocado. “Hoje já colocamos nossos produtos em países da América do Sul, Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Também temos presença marcante nos concursos nacionais e internacionais. Isto nos dá certeza de que estamos no caminho certo e devemos seguir na busca ainda maior de qualidade”, conclamou.

Fernando Milani, empresário e integrante do comitê organizador do concurso, acrescentou a correta decisão de incluir duas novas categorias: vinhos suaves, hoje responsáveis por 60% do faturamento da atividade caxiense, e espumantes, estes divididos nas categorias Moscatel e Brut, Extra Brut e Nature. As demais categorias são branco, rosado e tinto de mesa, branco e tinto vinífera, vinífera engarrafado e suco de uva. Outros avanços foram a criação do comitê, os eventos itinerantes nas vinícolas, a ampliação das bancas avaliadoras, o troféu Grande Ouro para amostras que obtiveram mais de 93 pontos e o troféu Pipa Destaque.

O evento ainda teve as presenças do ex-governador José Ivo Sartori e dos ex-prefeitos Alceu Barbosa Velho e Flávio Cassina; do secretário estadual adjunto da Agricultura, Fernando Rizzo; dos ex-secretários municipais da Agricultura Nestor Pistorello, Adoralvo Schio, Valmir Susin e Araí Horn; dos secretários municipais Elvio Gianni e Grégora Fortuna dos Passos, e do procurador-geral Adriano Tacca; do gerente da Ceasa Serra Alceu Thomé, além de familiares, representantes dos patrocinadores, avaliadores das amostras, lideranças empresariais, comunitárias, militares e do segmento agrícola, incluindo representações de outros municípios.

A solenidade também serviu para homenagear o servidor Flávio Hillebrand, da Secretaria da Agricultura, por estar próximo de sua aposentadoria. Ele participa desde 2005 da organização do concurso.

Cantinas e amostras premiadas com Grande Ouro

  • Casa Onzi, com tinto de mesa suave
  • Casa Motter, com espumantes brut, extra brut e nature e espumante moscatel
  • Don Affonso, com suco de uva
  • Don Giácomo, com suco de uva
  • EBV, com branco vinífera e vinífera engarrafado
  • Ernesto Zanrosso, com rosado de mesa e tinto vinífera
  • Grutinha, com branco de mesa e tinto vinífera
  • Tonela, com tinto de mesa suave
  • Tizatto, com espumante moscatel

No anexo abaixo, a relação completa das cantinas premiadas

AMOSTRAS PREMIADAS