O 2º Fórum Municipal de Turismo de Farroupilha acontece no dia 27 de setembro, e neste ano o fórum trará à tona discussões em torno do tema Turismo, Comunicação e Acessibilidade: Visão de Futuro dos Negócios.
Um dos destaques do evento será a palestra do jornalista Elzinga, que trará a palestra Redescobrindo o Brasil: por que lugares como Gramado e Canela são tão famosos e procurados enquanto outras cidades sofrem para fomentar o turismo local? Existem inúmeros atrativos turísticos nascendo a cada dia, mas há muito mais por trás do seu sucesso do que apenas existirem.
Além disso, o fórum contará com um painel dedicado ao Selo de Acessibilidade e Experiências com o Turismo, que será divido em três momentos, o primeiro será com a palestrante Débora Haupt, que é especialista em Tradução e Audiodescrição. Mulher com deficiência e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Fundadora da AMDEF Associação Municipal de Deficientes Físicos, onde é Vice-Presidente e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das pessoas com deficiência de Farroupilha.
No segundo momento, Pablo Barretti pessoa cega, membro-fundador da Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais – AFADEV, atualmente é presidente e oficineiro voluntário na entidade. Tem experiência nas áreas de gestão e de educação especial, com ênfase em sistema braile, orientação e mobilidade, tecnologia assistiva e inclusão digital. Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo IFRS Campus Farroupilha, atleta de goalball e palestrante.
O terceiro momento será ao comando da Marisa Mussoi que é especialista em Neurociências Aplicada a Linguagem e Aprendizagem, professora de Português e Espanhol, vivência de mais de 6 meses no exterior, com parte da graduação realizada na Espanha. Experiência de sete anos de gestão e coordenação escolar. Atual Gestora Administrativa do Centro de Compras Farroupilha.
O último painel abordará o impacto dos Caminhos de Caravaggio na vida das pessoas, indo além dos peregrinos. Neste momento, empreendedores locais compartilharão suas experiências ao acolher peregrinos vindos de todo o Brasil, destacando a importância desse tipo de turismo para a comunidade.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati o fórum tem o objetivo de debater sobre as potencialidades turísticas como uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável.
“A realização do evento, não se destina apenas aos players da indústria do turismo e, sim, aos líderes de destinos turísticos, bem como outras partes interessadas que detêm a capacidade de implementar diretrizes eficazes em suas respectivas comunidades. Nosso propósito é auxiliar os empresários e agentes públicos que buscam conhecimento, inovação e diferencial para retomar seus negócios de forma definitiva. Ainda, nesse ano debatendo sobre a acessibilidade no turismo como fator essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, destacou.
Para participar deste evento, é necessário fazer sua inscrição até o dia 26 de setembro por meio deste link. O local do fórum será o Auditório do Sindilojas Farroupilha, com início às 13h30.