Bento Gonçalves

22% dos turistas que visitaram Bento Gonçalves no primeiro trimestre o fizeram após ouvir anúncios no rádio

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Imagem ilustrativa

Recentemente a secretaria de turismo de Bento Gonçalves divulgou números do primeiro trimestre. Em um período de 90 dias, mais de 270 mil pessoas visitaram a Capital da Uva e do Vinho. Destes, 22% viajaram até a cidade serrana após ouvirem anúncios em rádios. Ou seja, quase um quarto de todos turistas, cerca de 54 mil pessoas, optaram pelo destino em virtude do rádio.

Da televisão a internet, o surgimento de formas diferentes de comunicação sempre foram o “fim do rádio”. Entretanto, os dados apontam que, desde 2020, os índices de audiência crescem no Brasil. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), através de uma pesquisa do Kantar IBOPE, apontou que em meio a pandemia, no ano de 2020, os números de audiência subiram. Cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ouvir com a mesma intensidade ou até mais durante aquele ano.

Credibilidade do rádio

Os números apontam que o meio de comunicação segue com credibilidade. Palavra esta que define o rádio junto às famílias. Quem afirma isso é Roberto Cervo, presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT). Segundo ele, não é surpresa de que tantas pessoas ouçam e confiem neste meio. “A mim, como presidente da AGERT, não tenho surpresa absoluta. Sei perfeitamente o que é o rádio junto às pessoas. Portanto, essa credibilidade que eu faço tão acentuada e é o que também traz cada vez mais o aumento das pessoas em ouvir rádio, porque sabem que estão ouvindo a verdade.”

Já Danie Reche, Diretor de Produtos do Grupo RSCOM, ressalta que o rádio mantém sua influência e alcance pois é democrático. Ainda conforme ele, a crescente na audiência durante a pandemia se deu em virtude da credibilidade, ponto este também destacado por Roberto Cervo. “A audiência que já era forte cresceu muito mais no período de pandemia e pós pandemia. Temos visto isso em todas as pesquisas que são realizadas e sabemos que é em função da credibilidade. O que acaba gerando um retorno muito grande para os clientes, para os anunciantes, para os parceiros, para as festas, para os eventos.” Destacou Reche.

Ainda conforme Daniel, o meio é aquele que está mais próximo da comunidade pois está nas ruas. ” O rádio é democrático, todo mundo tem acesso sem custo, seja no carro, no trabalho e em casa. O rádio é o meio que é mais próximo da comunidade, onde sabemos o que está acontecendo na nossa rua, no nosso bairro, no nosso município. Então é com muita  satisfação que nós recebemos esses resultados, sabendo da força e da importância do meio em que trabalhamos.“, finaliza.

Turismo em Bento Gonçalves

A secretaria de Turismo revelou que mais de 270 mil pessoas visitaram Bento Gonçalves entre janeiro e março. Os números são animadores para o setor e a previsão atual é de que ao final do ano a cidade possa alcançar a marca de 1,5 milhão de turistas.

Ao longo dos meses iniciais de 2022, a cidade teve o evento Bento em Vindima, que culminou em uma atração de turistas. Segundo a secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, destas mais de 270 mil pessoas, cerca de 55,7% (154.441) visitaram o perímetro urbano. O Vale dos Vinhedos ficou com a segunda maior fatia, 20,1% ( 55.754). Seguindo a lista, Caminhos de Pedra ficou em terceiro lugar com 10,5% (29.105), seguido do Vale do Rio das Antas, 7,5% (20.785), Cantinas Históricas com 3,4% (9.664), e, por fim, Encantos da Eulália com 2,6% (7.352).

Os dados apurados pela secretaria de Turismo também dão conta de outros pontos sobre o perfil dos visitantes. Os visitantes são, em 38% dos casos, casais sem filhos. Casais que foram a Bento Gonçalves com família representam 29%. Logo atrás estão casais sem filhos e viagens entre amigos, ambos com 16% seguidos de pessoas em viajem com amigos. 1% viajou à Capital da Uva e do Vinho sozinho.

A maioria dos visitantes são moradores do Rio Grande do Sul, somando 34%. Outros 20% vieram de São Paulo, 13% de Santa Catarina, 9% do Paraná, 6% do Rio de Janeiro, além de visitantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, e Espírito Santo.