Pinto Bandeira reforçou, neste domingo (15), a vocação em fazer bons eventos. O município, na Praça da Matriz, sediou o 1º Festival do Capeletti, pelo qual recebeu milhares de pessoas interessadas nas diferentes formas de saborear um dos principais pratos da gastronomia italiana.
Capeletti com molho vermelho, capeletti frito, até capeletti doce. Teve para todos os gostos. E até para quem, eventualmente, não gostasse do prato, tinha também outras opções, como pães, biscoitos e outros pratos. E mesmo quem não estivesse a fim de comer, o festival se mostrou atrativo: diversos shows fizeram todo mundo dançar, assim como o passeio de Trentino proporcionou ao público conhecer as maravilhas naturais da região.
A Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência Social e Habitação de Pinto Bandeira, Angelita Pavan Poloni, celebrou o sucesso do evento. “A gente visa o resgate da cultura italiana. É um prato que reúne famílias, através da mesa farta que caracteriza a cultura italiana.”
A energia do evento contagiou, da mesma forma, o produtor rural, Evandro Rizzardo, que veio do Vale do Buratti para comandar com muita alegria uma das bancas de capeletti. “Está sendo uma experiência que não esperávamos ser tão boa. Um festival maravilhoso. Envolveu a comunidade toda de uma forma muito bonita.”
A ideia é que o Festival do Capeletti se torne anual em Pinto Bandeira. A cidade já conta com a tradicional Festa do Pêssego e, em 2023, realizou, também, a Maior Uvada Artesanal do Mundo.