
A tradicional Note de Ciácole, organizada pela Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, será realizada no dia 16 de julho no Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha.
Essa festa é cultural, o intuito dela é manter viva a essência das tradições italianas. “É una note par parlar talian, par manhar talian, par rider in talian (É uma noite para falar em italiano, para comer em italiano e rir em italiano). O italiano é muito festeiro, então nós preparamos sempre essa festa com esse intuito, de que a pessoa vá e se divirta da maneira em que se divertiam os nossos antepassados” diz Lorete Calza Paludo, presidente da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.
O talian se tornou língua cooficial de Flores da Cunha em 2015, a partir de um projeto do senhor Jorge Rizzon de Godói, aprovado pela antiga administração municipal. Conta-se que antigamente a Itália não era unificada como hoje, sendo assim, cada região falava um dialeto diferente. A junção de todos esses dialetos, juntamente com o português falado aqui na região, o gaúcho e o índio formou essa língua que hoje chamamos de talian. Hoje em dia tem-se dicionários, cursos e até mesmo a gramática em talian.
A mesa farta é uma característica forte do talian e deve-se a toda dificuldade passada no momento da imigração italiana. “Quando chegaram aqui não tinham o que comer e nem onde morar. Sobreviveram de pinhão, frutas silvestres e caça. Eles começaram a comer a polenta de sua produção após 2 anos. Então por medo que falte comida, enche-se a mesa, a comida para o italiano é fundamental, por isso a nossa gastronomia é muito boa, muito farta e as nossas festas muito alegres”. Explica Lorete.
Em talian ela convida a todos para que façam parte desta grande festa cultural: “Mi presidenta de la Associassion convido a tuti quei che ghe piase dela cultura taliana par vegner a la nostra Note de Ciàcole. Le na bela festa, alegra che tuti i resta contenti. Se magna ben, se parla tanto, se canta e cosi le la nostra tradission. El prèssio le barato, sol che 50 conti. Parche el nostro objetivo le mia el lucro e si portar avanti la nostra cultura taliana che la ze gran bela e no la podemo lassar morir. Se un giorno copemo la nostra léngua e nissun piu la parla, more la nostra stòria, la nostra cultura. Lora fin che semo boni la paremo avanti e ndemo avanti con onor, mostrar la nostra cultura. (Eu, presidente da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, convido a todos que gostam da cultura italiana para vir prestigiar a Note de Ciàcole. É uma festa muito bonita, alegre, que todos ficam contentes. Se come bem, se conversa bastante, se canta e assim é a nossa tradição. O preço é acessível, apenas 50,00, por que o nosso objetivo não é o lucro e sim, levar adiante a nossa cultura italiana que é muito bonita e não podemos deixá-la morrer. Se um dia matarmos a nossa língua e ninguém mais falar o talian, morre a nossa história, a nossa cultura)”.
O evento conta com sua 11ª edição e será animado pelo Grupo Ricordi. Haverá jogo dos cavalinhos, do sindicato e momento cultural. O jantar será a partir das 19h30min, o cardápio contará com tortéi, galeto, salsichão, polenta, maionese, pão, salada verde, vinho, refrigerante e café com biscoito de sobremesa. O valor será de R$ 50,00 por adulto, sendo que crianças de 5 a 10 anos pagam R$ 25,00 e crianças de 0 a 5 anos não pagam.