Na tarde desta quarta-feira (29), funcionários de um frigorífico, localizado na cidade de Garibaldi, buscaram a reportagem do Portal Leouve e demonstraram preocupação em relação ao risco de contaminação dos trabalhadores pelo novo Coronavírus.
De acordo com o relato, os funcionários do local receberam máscaras de proteção apenas na última quinta-feira (23). Ainda, somente duas máscaras foram entregues a cada funcionário. Antes disso, era opcional a utilização do equipamento de proteção. As refeições seguem sendo servidas de forma coletiva nos refeitórios, onde é comum a aglomeração de pessoas. Os vestiários também são alvos de críticas dos colaboradores, uma vez que diversas pessoas compartilham os locais simultaneamente. Além disso, os funcionários relatam preocupação com o transporte coletivo. Os ônibus que transportam funcionários para a cidade de Farroupilha estão sempre lotados e a maioria das pessoas não utilizam máscaras.
Por outro lado, afirmaram que algumas medidas de prevenção foram adotadas na indústria, como a medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel e sabão para a higienização pessoal.
A partir das denúncias efetuadas por funcionários e do registro do óbito de um trabalhador da empresa na última sexta-feira (24), medidas de fiscalização mais rígidas foram adotadas por autoridades. No último sábado (25), o Ministério Público do Trabalho (MPT) confirmou, de forma exclusiva ao Portal Leouve, que abriu Inquérito Civil para investigar a morte de um funcionário que atestou positivo para Coronavírus. Também, na manhã do sábado (25), uma equipe da vigilância epidemiológica do município esteve visitando o frigorífico para verificar as condições de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).
Situação atual dos frigoríficos da região, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde:
Frigorífico 1 de Garibaldi
1.157 trabalhadores expostos
4 sintomáticos de síndrome gripal
3 casos confirmados de covid-19
1 óbito
Frigorífico 2 de Garibaldi
1.127 trabalhadores expostos
52 sintomáticos de síndrome gripal
10 casos confirmados de covid-19
Frigorífico de Carlos Barbosa
347 trabalhadores expostos
4 casos confirmados de covid-19
Antes de sair, leia também:
Morre garibaldense diagnosticado com Coronavírus
Paciente que morreu com Coronavírus em Garibaldi buscou por duas vezes atendimento na rede pública
Ministério Público do Trabalho investiga casos de Coronavírus em frigorífico de Garibaldi
Foto: Ministério Público do Trabalho