Comportamento

Visita técnica verifica atuais condições do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Representantes do Executivo estadual, parlamentares e líder empresarial foram recebidos pela administração da Fraport

Visita técnica verifica atuais condições do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre Visita técnica verifica atuais condições do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre Visita técnica verifica atuais condições do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre Visita técnica verifica atuais condições do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou de uma visita técnica ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (11). A delegação foi composta por parlamentares estaduais e federais, além do presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Claudio Bier. A visita ao aeroporto foi guiada pela CEO da Fraport, Andreea Pal. O grupo foi verificar danos causados pela enchente que atingiu o Estado.

A delegação conferiu prejuízos em diferentes locais, como as áreas de embarque e desembarque, as salas internas e a pista de aterrisagem e decolagem, que ficaram submersos por semanas. Depois da vistoria, o grupo esclareceu dúvidas com a CEO Andreea.

De acordo com a Fraport, seriam necessários ao menos R$ 300 milhões em investimentos para o aeroporto voltar a operar. O valor, porém, pode ser maior, uma vez que a concessionária não finalizou ainda a vistoria de todos os equipamentos e estruturas.

“O Salgado Filho é um ponto de grande preocupação. O objetivo é que a retomada seja a mais rápida possível, mas ainda estão sendo feitas avaliações técnicas para que tenhamos um prazo mais exato sobre o retorno das operações”, disse o secretário.

Em princípio, a previsão de retomada é em dezembro, estimativa que preocupa Polo.

“A apreensão é grande em relação à economia de forma geral. Pelo aeroporto chegam empresários, executivos e turistas. A Serra Gaúcha e o turismo do Rio Grande do Sul estão muito impactados. Por isso estamos nesta visita e unindo esforços junto ao Estado e ao governo federal para criar as melhores condições possíveis para a retomada dos trabalhos”, salienta o secretário.