Estado

Sebrae seleciona 50 startups gaúchas para participar da Mercopar 2024

Processo seletivo é direcionado a negócios com soluções tecnológicas aplicáveis à indústria. Inscrições encerram no início de setembro

Foto: Eduardo Rocha/Divulgação
Foto: Eduardo Rocha/Divulgação

O processo visa selecionar startups gaúchas que desenvolvem soluções tecnológicas aplicáveis à indústria para participar da Mercopar 2024. As inscrições devem ser feitas por meio de um edital aberto pelo Sebrae/RS.

Conforme o edital, serão selecionadas 50 startups em fase de operação ou tração para exporem o produto ou serviço durante a feira. As inscrições encerram no dia 08 de setembro, no endereço online https://programas.sebraestartups.com.br/in/startups-mercopar-2024.

As startups selecionadas receberão um subsídio de 70% do custo de participação no evento. Além disso, um estande próprio mobiliado e padronizado com a logomarca. No processo seletivo, as startups serão avaliadas e receberão pontuação em critérios como modelo de negócio, solução, alcance de mercado e capacidade executora.

Startups que possuam uma ou mais mulheres, negros ou pardos, PcDs (pessoas com deficiências) ou que se identificam como LGBTQIA+ no quadro societário, poderão receber um acréscimo cumulativo de até dois pontos na avaliação total.

“O Rio Grande do Sul se destaca por ser um estado que fomenta a criação de startups com propósitos inovadores, gerando um leque de soluções para o mercado. Esta é uma importante iniciativa para incentivar esse formato de negócio, gerando mais oportunidades para quem busca expandir sua atuação e ganhar mais visibilidade”, destaca o head de startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer.

No dia 16 de setembro, serão divulgadas as startups selecionadas. Em breve será aberto um novo edital de chamamento destinado a startups de outros estados.

Mercopar 2024

Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs.

Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.