Os locais e endereços de onde serão feitos os exames podem ser conferidos no site de ingresso. (Foto: Divulgação)
Os locais e endereços de onde serão feitos os exames podem ser conferidos no site de ingresso. (Foto: Divulgação)

O exame de seleção para os candidatos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2026/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está sendo aplicado neste domingo (23). São mais de 11 mil candidatos nos 16 municípios gaúchos que terão locais de prova.

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (ensino médio mais curso técnico junto), as provas estão ocorrendo no turno da manhã. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão à tarde.

Os locais e endereços de onde serão feitos os exames podem ser conferidos no site de ingresso: o candidato pode buscar no site em “Últimas Publicações”/”Locais de Prova” e deve rolar a página até a seção “Arquivos”, onde fará a consulta por campus, buscando por seu nome na lista.

Cursos de ensino médio integrado ao técnico

A prova tem duração de três horas, com início às 8h30 (horário de Brasília), mas o candidato devia estar no local uma hora antes, às 7h30, levando o seu documento de identificação com foto (físico ou digital) e caneta esferográfica azul ou preta.

O exame é constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada uma das seguintes áreas: Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; e Língua Portuguesa.

Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.

A prova será realizada para ingresso nos campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis. O ingresso nos cursos dos campi Alvorada, Porto Alegre e Viamão ocorrerá por sorteio público entre os inscritos, a ser realizado no dia 05 de dezembro de 2025.

Prova dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio

A prova terá duração de três horas e 30 minutos, com início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, portando o seu documento de identificação com foto (físico ou digital) e caneta esferográfica azul ou preta.

Não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo de documento. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada área: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas serão eliminados do exame de seleção.

Cursos superiores de graduação

A prova tem duração de quatro horas e 30 minutos, com início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, com o seu documento de identificação com foto (físico ou digital) e caneta esferográfica azul ou preta.

Não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo de documento. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45 questões, sendo: Matemática e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação serão eliminados. Critérios que zeram automaticamente a redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto.