RECONHECIMENTO

Músico missioneiro Pedro Ortaça recebe título de Doutor Honoris Causa, em Santa Maria

Ao final da cerimônia, Pedro presenteou o público cantando alguns dos seus maiores sucessos

Foto: Paulo Barauna / UFSM / Divulgação
Foto: Paulo Barauna / UFSM / Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) homenageou, nesta quinta-feira (10), o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça com o título de Doutor Honoris Causa — a mais alta distinção concedida por uma instituição de ensino superior. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções da universidade, reuniu autoridades, representantes de entidades públicas, membros da comunidade acadêmica e admiradores do artista.

Natural do interior de São Luiz Gonzaga, Ortaça é um dos grandes nomes da música missioneira e defensor incansável da cultura gaúcha e dos povos indígenas. Com letras e poemas que exaltam o cotidiano e a identidade do Rio Grande do Sul, ele é o último integrante vivo dos chamados “quatro troncos missioneiros”, ao lado de Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Cenair Maicá.

Durante a solenidade, o diretor do Centro de Artes e Letras da UFSM, Gil Roberto Costa Negreiros, destacou que esta foi a primeira vez que a universidade reconheceu oficialmente um ícone da música missioneira.

“Esse ato dá impulso ao reconhecimento da identidade cultural do Rio Grande do Sul. Ninguém nos valoriza se nós não fizermos isso primeiro”, afirmou.

Emocionado, Pedro Ortaça agradeceu à comissão organizadora, à esposa e aos filhos.

“Fico muito feliz de estar aqui, nesta universidade, com essa gente, em uma cidade que eu tenho tanto carinho como Santa Maria, que é o centro dos nossos estudos do Rio Grande do Sul”, declarou.

Homenagem e Reconhecimento

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, ressaltou o papel da cultura no fortalecimento da educação e da democracia.

“Quando reconhecemos Pedro Ortaça como Doutor Honoris Causa, estamos defendendo o que temos de mais valioso: o nosso povo. E esse é o papel da nossa universidade”, disse.

A solenidade contou com momentos de forte emoção. Entre os presentes, estava Nicanor Marques da Silva, fã de Ortaça desde 2003, que se emocionou ao ouvir sua música preferida ao vivo. Também marcaram presença o ex-governador Olívio Dutra, amigo pessoal do homenageado, e o deputado estadual Valdeci Oliveira.

Legado e Emoção na Cerimônia

O encerramento ficou por conta da música. Ao lado de sua banda e de alguns de seus filhos, Pedro Ortaça apresentou clássicos de seu repertório, proporcionando um show carregado de simbolismo e afeto.

A filha do artista, Marianita Ortaça, também participou da organização da cerimônia e falou sobre a importância do momento para a família.

“A gente chegou a duvidar que aconteceria, pela saúde do pai, mas deu tudo certo. A UFSM está de parabéns por esse reconhecimento”, afirmou.