O Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS) condenou Ezequiel da Rosa, de 39 anos, acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), a 92 anos e quatro meses de prisão, em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho. Ele foi acusado de matar a ex-companheira, o filho adolescente dela e um vizinho da família que tentou socorrer as vítimas.
O crime ocorreu no dia 12 de junho de 2022, no Bairro Cruzeiro. A decisão é o resultado de um júri que ocorreu na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Foro da Comarca do município.
O réu também foi condenado pela tentativa de homicídio de outra filha da ex-companheira, uma adolescente de 12 anos. Todas as vítimas foram atacadas com golpes de faca. Segundo a denúncia do MPRS, ele não aceitava o fim do relacionamento, que durou oito anos. Após cometer os crimes, ele fugiu do local, sendo preso posteriormente.
O homicídio da ex-companheira, de 35 anos, teve como qualificadoras o feminicídio, pela questão de gênero em si e motivo torpe. Com relação ao adolescente, de 16 anos, foi motivo fútil. O mesmo do vizinho, de 78 anos, que também teve recurso que dificultou a defesa dele, com a majorante de ser idoso. Sobre a tentativa de homicídio da jovem de 12 anos, ainda teve o agravante dela ser menor de 14 anos.