O início da obra de estreitamento da cabeceira da ponte de concreto sobre o Rio Mampituba, entre Torres, no Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina, deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (27). A data foi definida durante uma audiência realizada nesta quinta-feira (23), na 1ª Vara Cível do Fórum do município gaúcho.
A reunião contou com a participação da promotora de Torres, Dinamárcia Maciel de Oliveira, e os prefeitos Delci Dimer (Torres) e Valmir Rodrigues (Passo de Torres). O MP é autor da Ação Cívil Pública que trata da ponte de concreto sobre o Rio Mampituba.
A audiência serviu para a Promotoria cobrar o cumprimento da liminar que determinou à prefeitura de Torres, as obras de estreitamento da cabeceira da ponte do lado gaúcho. Isso vai impedir de modo permanente o trânsito de veículos acima de 10 toneladas na travessia.
A medida vale até que seja realizado estudo técnico que demonstre as necessidades para melhoria da estrutura da ponte e que as adequações sejam executadas. Já o município de Passo de Torres, também informou que dentro de 60 dias, o estudo técnico da ponte será realizado.
Além de se comprometer a começar a obra na próxima semana, ficou acertada a manutenção de apenas um acesso para passagem dos caminhões do Corpo de Bombeiros gaúcho e do catarinense, que cooperam mutuamente em caso de desastre.
“Foi uma proposta dos gestores aprovada pelos respectivos legislativos municipais. Então, juiz e promotora testemunharam a assinatura deste termo de cooperação que é histórico, pois é um primeiro momento na história recente de Torres e Passo de Torres em que os municípios se unem para resolver um problema comum e que deve facilitar o cumprimento do objeto da ACP”, concluiu a promotora.
Ainda durante o encontro, os dois prefeitos firmaram um termo de acordo intermunicipal para manutenção da ponte de concreto sobre o Rio Mampituba.