Agência da ONU inaugura sede para ampliar apoio a refugiados no RS

A estrutura servirá como base para as ações da agência no Estado, com foco no acolhimento e integração de refugiados

Foto: MP/Divulgação
Foto: MP/Divulgação

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) inaugurou oficialmente sua nova sede no Rio Grande do Sul. O espaço, localizado na sede da Promotoria de Justiça do Partenon, em Porto Alegre, funcionará em duas salas cedidas pelo Ministério Público do Estado (MPRS). A estrutura servirá como base para as ações da agência no Estado, com foco no acolhimento e integração de refugiados. O ato ocorreu nesta segunda-feira (26).

Durante a cerimônia, o representante da ACNUR no Brasil, Dávide Torzilli, destacou a importância da presença institucional no território gaúcho. “Essa presença é muito importante. Reforça o nosso compromisso com o Brasil no atendimento de refugiados e em nosso programa de interiorização, especificamente aqui no Estado”, afirmou.

A subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, representou o Ministério Público no evento. Ela ressaltou a parceria como uma demonstração do esforço do MPRS para se aproximar ainda mais da sociedade. “Hoje, o MPRS acolhe em sua sede mais um braço para atendimento de refugiados. Todos nós, cada um na sua área, acolhendo as pessoas e fazendo com que os mais vulneráveis encontrem nas nossas instituições aquilo que necessitam para uma vida digna”, disse.

A Atuação da ACNUR no Brasil

A ACNUR atua no Brasil desde 1950, quando surgiu para auxiliar milhões de europeus deslocados após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a agência presta apoio a populações forçadas a deixar seus países por guerras, crises políticas ou fenômenos climáticos.

No Rio Grande do Sul, a agência intensificou sua atuação após a enchente de 2024. Na ocasião, apoiou o Estado na gestão dos abrigos para desabrigados. Em 2024, pelo menos 27 mil imigrantes, em sua maioria venezuelanos e haitianos, chegaram ao Estado em busca de novas oportunidades. A nova sede da ACNUR pretende facilitar a integração dessas pessoas à sociedade gaúcha.

Iniciativas e Integração de Refugiados

A atuação da agência no Estado inclui apoio à regularização de documentos, validação de diplomas e encaminhamento para oportunidades no mercado de trabalho. A ACNUR também articula ações com a iniciativa privada e com instituições públicas para promover a inclusão socioeconômica dos refugiados.