O esporte caxiense viveu uma noite especial na terça-feira (22). Em um jantar embalado pela boa música e agradecimento especial dos anfitriões, cinco empresas foram premiadas com o Troféu Recreio da Juventude – Incentivo ao Esporte. A honraria foi entregue pelo tradicional clube que há mais de 100 anos fomenta e desenvolve as mais diversas modalidades esportivas, formando atletas reconhecidos nacional e internacionalmente.
Ao todo, 31 companhias concorriam aos cinco troféus, cada uma com a sua categoria previamente definida. Dessa forma, foram agraciadas as empresas CMPC, na categoria maior aporte por imposto de renda; Intral, como maior aporte de ICMS; Mebrafe, em maior recorrência de aportes; Unimed Nordeste RS, como maior patrocínio direto; e Concisa Contabilidade, como maior aporte via escritório de contabilidade. Além disso, foram distribuídas outras 26 medalhas.
Conforme o presidente executivo do clube, Diogo Biglia, essas entidades tem papel fundamental na formação dos atletas dentro do Recreio da Juventude. Para ele, os empresários que optam por aportar verbas ao RJ tem grande importância não somente na formação dos atletas, mas também de cidadãos.
“Para que essas crianças e adolescentes participem de campeonatos nacionais e internacionais, e os estaduais que a gente já participa, e no desenvolvimento do esporte. Gera toda uma economia para a cidade, o Recreio da Juventude sedia eventos esportivos, então, esse apoio é fundamental para o crescimento do esporte do Recreio da Juventude e de Caxias do Sul como um todo”.
Anualmente, o Recreio da Juventude atrai para a cidade mais de 15 mil pessoas, sendo um polo de turismo de negócios. O vice-presidente de esportes, Fabiano Toigo, falou sobre essas movimentações e também o papel formador do clube. Conforme ele, a expectativa é de que se torne normal visitar as dependências do RJ e encontrar atletas. Ainda comentou que foram mais de 300 competições que contaram com equipes do clube em 2022.
Hoje, o Recreio da Juventude desenvolve atletas em 11 categorias. Com destaques para o judoca Marcelo Casanova, que busca uma vaga nos jogos Paralímpicos de 2024 em Paris, além do tênis Marcelo Demoliner. No último ano, o clube também foi sede para as Surdolímpiadas.
Sobre a Lei de Incentivo
A Lei de Incentivo ao Esporte Federal, permite que empresas e pessoas físicas invistam uma parte do Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem destinar até 2% e o limite para pessoas físicas é de 7% do IR devido. Já a Lei de Incentivo ao Esporte Estadual possibilita que empresas patrocinem os projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Esporte e Lazer através do ICMS.