Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, acontece em Abu Dhabi, o campeonato mundial de Jiu-jitsu e, Bento Gonçalves, contará com três atletas em busca do ouro. Douglas Ramos, Andryo Patrick e Fábio Nunes competirão no World Professional Jiu-Jitsu Championship representando a Garra Team.
Leia mais
Os atletas viajarão no dia 12 de outubro e, durante um mês, treinarão nos Emirados Árabes Unidos. No país do Oriente Médio, o Jiu-jitsu é considerado o esporte nacional, e, por conta disso, muitos campeonatos internacionais e de alta relevância para comunidade ocorrem por lá.
Apesar de ter apenas 26 anos, Douglas já está competindo ha quase uma década. E neste ano buscará o título mais importante da carreira. Em 2020, ainda na faixa marrom, sagrou-se campeão mundial na categoria peso pena, até 70kg, adulto. E, neste ano, disputará na modalidade PRO, na mesma categoria, porém com a faixa preta, graduação em que os melhores atletas do jiu-jitsu encontram-se.
Em plena preparação para o torneio, Douglas conversou com o Grupo RSCOM para contar como estão sendo os treinos após uma lesão séria no joelho.
“A preparação está sendo bastante intensa, eu venho de uma lesão bem séria no meu joelho, mas agora estou voltando, estou voltando legal para competir, poder treinar forte, então a gente vai ter um calendário legal para poder cumprir. Estou treinando forte com meus alunos, com a equipe que eu tenho de competição fora da cidade, que me ajuda bastante. Então todos os meus colegas de treino, meus alunos, o meu professor, meu mestre, meus professores sempre me ajudam bastante, a equipe J.A. de Caxias do Sul. A gente tá bem forte pra chegar no mundial aí de ponta e fazendo bastante preparação física lá em Carlos Barbosa na Red Rhino, deixando o corpo sempre em dia.” Destaca Ramos.
Andryo Patrick, de 16 anos, competirá pela primeira vez em um torneio como o World Pro e destaca os esforços para conciliar a escola com as 13 horas semanais de treinos de Jiu-jitsu, mais a preparação física feita em academia.
“Eu estudo de manhã e aí a tarde e a noite eu acabo fazendo meus treinos. É bem cansativo mas vai valer a pena! Estou com a expectativa bem alta, treinando bastante, bem intenso, então eu espero trazer a medalha de ouro aqui pro Brasil. É uma emoção surreal.” Afirma o jovem lutador
Além deles, Fábio Nunes disputará o World Pro na categoria faixa preta master dois.
Agora, os atletas seguem a preparação até o dia da viagem para Abu Dhabi e lá poderão treinar com grandes nomes do esporte mundial.