“Vamo subir Papo”. Essa frase embalou a campanha do Juventude ao longo da Série B do Campeonato Brasileiro em 2023. O início foi cambaleante, com derrotas e atuações ruins. Porém, com a chegada do técnico Thiago Carpini, o que antes era um sonho, neste 25 de novembro se tornou realidade e o Juventude garantiu seu acesso à elite do futebol nacional para 2024.
Após 37 rodadas, a decisão ficou para a última diante do Ceará em Fortaleza. Ao longo dos 90 minutos diversos cenários se desenharam, mas por méritos pela campanha alcançada, o time de Caxias do Sul dependia apenas de si mesmo para conquistar a vaga na Série A. Saiu perdendo, buscou o empate, que já não era mais suficiente por conta de resultados paralelos, teve um jogador expulso mas conseguiu o esperado triunfo por 3×1 e coroou sua campanha.
Em 38 partidas foram 18 vitórias, 11 empates, nove derrotas e a segunda colocação geral garantida ao término da competição, com 65 pontos. Depois da emoção do jogo, os torcedores se dirigiram à Hércules Galló, rua do estádio Alfredo Jaconi para comemorar. Cânticos tradicionais da torcida jaconera ecoaram junto ao show de luzes dos sinalizadores e fogos de artifício.
Em meio às centenas de pessoas, emoção e alegria davam a dimensão do feito, de recolocar Caxias do Sul e a Serra Gaúcha entre os 20 melhores times do Brasil. Vitor Vicente, fardado com o manto alviverde, relembrou da emoção do duelo final e do acesso conquistado:
“A torcida sempre esteve junto com o Juventude. A gente até fez uma força pra não subir nos dois jogos anteriores contra o ABC e a Ponte Preta aqui, mas o segundo tempo desse jogo foi uma coisa heroica, espetacular. Quando teve o pênalti pro Ceará (que depois foi anulado), tive certeza que o acesso tinha ido embora, mas são essas coisas que fazem o futebol e hoje a torcida está aqui fazendo essa festa bonita”, disse ao Portal Leouve.
Sobraram elogios ao treinador Thiago Carpini, ao meio-campista Nenê que foi a grande referência técnica do time na campanha mas se lesionou e perdeu os jogos finais pela contusão, e também à direção liderada pelo presidente Fábio Pizzamiglio.
A festa se estenderá nos próximos dias. Amanhã a delegação retorna ao Estado. Por volta das 10h o Ju deve chegar em Porto Alegre. Em Caxias a festa se inicia às 11h, e a previsão é então que os atletas e a direção cheguem no Jaconi às 12h30. As comemorações contarão com muita música e alegria da papada que se fará presente.