Bento Gonçalves

Valendo a taça da Divisão de Acesso, Esportivo recebe o Avenida neste domingo (23)

Porém, o campeão não será reconhecido neste domingo

(Foto Enio Bianchetti/Divulgação)
(Foto Enio Bianchetti/Divulgação)

Neste domingo (23), Esportivo e Avenida fazem o último jogo da Divisão de Acesso 2022. Após o empate em Santa Cruz do Sul na última semana, apenas a vitória interessa às duas equipes, que estão de olho na taça.

No último domingo (17), o jogo terminou empatado em 1 a 1, no Estádio dos Eucaliptos. Na ocasião, Micael para o Nida e João Pedro para o Tivo marcaram os gols da partida. Agora, o empate não interessa para nenhuma das equipes. Portanto, se o jogo terminar com igualdade no placar, o campeão sairá de disputa nos pênaltis.

Esportivo e Avenida possuem campanhas similares na Divisão de Acesso. Até aqui, o Alviazul acumula seis vitórias, 12 empates e apenas uma derrota em 19 partidas. Por sua vez, o time de Santa Cruz do Sul soma sete vitórias, oito empates e quatro derrotas.

Sendo assim, neste domingo, às 15h, a Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, promete estar lotada para apoiar o Tivo. Essa, também é uma busca pela quarta taça da competição, que já ficou com o Alviazul em 1969, 1999 e 2012.

Comemoração sem taça

O vencedor comemorará a conquista no campo, todavia, sem a taça. Uma vez que, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, neste sábado (23), que não seja homologado e declarado o campeão, bem como não seja atribuída qualquer premiação ou entrega de troféus pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Dessa forma, a ausência de premiação se dá em virtude do recurso interposto no STJD, de decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do RS (TJD/RS), que declarou a decadência para apuração de irregularidade de atuação de atleta do Avenida. O fato teria acontecido no clássico contra o Santa Cruz, em partida pela oitava rodada da Divisão de Acesso, no dia 15 de maio. Entretanto, o clube chegou a ser inocentado.

Em tempo, o processo foi incluído na pauta da Procuradoria do STJD do dia 4 de agosto.