Esportes

Os adversários da dupla Gre-Nal na Libertadores

A dupla Gre-Nal estreia nesta terça-feira

Foto: (O Bairrista/Divulgação)
Foto: (O Bairrista/Divulgação)

Após muitos anos de espera, finalmente teremos grenais pela Libertadores. Mas além da dupla grenal, o Grupo E conta com América de Cali e Universidad Católica, sendo dois adversários poderosos. Por isso serão equipes perigosas para a dupla Gre-Nal, caracterizando o grupo como o famoso “grupo da morte”. Confira como chegam os dois times.

América de Cali

Apesar de termos grenais no grupo, o clube que tem a maior expectativa para disputar a Libertadores é o colombiano América de Cali. Em 2011, o clube com muita tradição, foi rebaixado para a série b, e diferente do que é habitual para os grandes, o time não conseguiu se reconstruir rapidamente. Apenas em 2016, após sofrer por 5 anos na segunda divisão, o time conseguiu o acesso para a série a do Campeonato Colombiano, encerrando o pesadelo para sua fanática torcida. Na temporada passada voltou a ser protagonista, sendo campeão do torneio Clausura, conseguindo a classificação para a Libertadores depois de 11 anos.

Na última partida pelo Campeonato Colombiano, o América empatou por 1 a 1 com o Deportivo de Cali, mas já nessa partida, o foco era total na Libertadores. O treinador brasileiro, Alexandre Guimarrães, afirmou em sua entrevista, depois da partida, que o elenco está babando pela Libertadores.

O atual campeão nacional, ocupa a 7º posição no torneio Apertura, com 11 pontos. Seu principal jogador é o meia argentino Matías Pisano, que atuou no Brasil pelo Cruzeiro e Santa Cruz.

O América de Cali é um clube com muita tradição na Libertadores mesmo sem nunca ter sido campeão, o time foi vice-campeão por quatro vezes; 1985, 1986, 1987 e 1996.

Universidad Católica

Atualmente a Universidade Católica é a maior potência chilena. O time é o atual campeão nacional e vice do campeonato desta temporada, com 16 pontos. Sem ter perdido nenhum jogo no ano, o responsável pelo bom momento da equipe é o técnico Ariel Hólan, que chegou a ter seu nome sondado pelo Inter no ano passado.

O principal destaque do clube chileno é o centroavante argentino Fernando Zampedri, atacante de 32 anos que chegou do Rosário Central nessa temporada para a equipe. O novo jogador é o artilheiro do campeonato chileno com 5 gols em 6 jogos.

No sábado (29), o time teve seu último desafio antes da estreia contra o Inter, empatando por 1 a 1 contra o Unión La Calera, o artilheiro Fernando Zampedri fez o gol da equipe.

Apesar de nunca ter sido campeão da Libertadores, a Universidad Católica tem tradição na competição, o time foi vice-campeão do torneio em 1993, perdendo a final para o São Paulo. Além de ter sido semifinalista em outras quatro oportunidades.

Fonte: O Bairrista