O Grêmio se despediu da temporada 2024 de forma frustrante ao ser goleado pelo Corinthians por 3 a 0, neste domingo (8), na Arena, em Porto Alegre. A partida, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, também marcou o adeus do zagueiro Pedro Geromel aos gramados. Os gols do Timão foram marcados por Yuri Alberto, de pênalti, Charles e Memphis Depay.
Com o resultado, o Tricolor encerrou o campeonato na 14ª colocação, com 45 pontos, assegurando vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Já o Corinthians, com 56 pontos, garantiu o 7º lugar na tabela.
Domínio corintiano desde o início
Desde o apito inicial, o Corinthians se mostrou superior, criando chances claras de gol enquanto o Grêmio encontrava dificuldades para se impor. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Yuri Alberto converteu um pênalti sofrido por Geromel e abriu o placar para o Timão. Antes disso, o VAR já havia anulado um gol do atacante por impedimento.
A equipe gremista, apesar de algumas investidas, como chutes perigosos de Diego Costa e Reinaldo, pouco ameaçou o goleiro Hugo Souza.
Segundo tempo e o adeus de Geromel
Na etapa final, o Grêmio tentou reagir com alterações feitas pelo técnico Renato Portaluppi, mas o Corinthians aproveitou a desorganização defensiva do adversário para ampliar o placar. Aos 21 minutos, Geromel foi substituído e recebeu homenagens emocionadas de torcedores, colegas de time e até rivais.
Nos minutos finais, o Corinthians sacramentou a vitória. Charles marcou de cabeça aos 42, e Depay fechou a conta com um belo voleio nos acréscimos.
A temporada termina de forma decepcionante para o Grêmio, que agora volta suas atenções para a reestruturação do elenco visando 2025. Por outro lado, o Corinthians finaliza o ano com uma atuação convincente, deixando boas expectativas para a próxima temporada.
Brasileirão 2024 – 38ª rodada
Grêmio: Caíque; João Pedro, Geromel (Pepê), Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Soteldo e Pavón (Monsalve); Braithwaite e Diego Costa (Cristaldo). Técnico: Renato Portaluppi.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele (Martínez), Carrillo (Alex Santana), Breno Bidon (Charles) e Rodrigo Garro (Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto (Talles Magno). Técnico: Ramón Díaz
Gols: Yuri Alberto, de pênalti, Charles e Memphis Depay (C)
Cartões vermelhos: Dodi (G); Martínez (C)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Data e hora: 08/12, domingo, às 16h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
*Com informações de Correio do Povo