Caxias do Sul

Juventude fica no empate com o Avaí e segue na lanterna do Brasileirão

Os gaúchos chegam agora a seis partidas seguidas sem vitórias

Juventude e Avaí se enfrentaram em Caxias do Sul pelo Brasileirão (Foto: Fernando Alves/EC Juventude)
Juventude e Avaí se enfrentaram em Caxias do Sul pelo Brasileirão (Foto: Fernando Alves/EC Juventude)

Na tarde desta sábado (3), o Juventude recebeu o Avaí no Alfredo Jaconi pela 25ª rodada da Série A do Brasileirão. A partida era um confronto direto entre duas equipes do Z-4. Porém, com o empate em 1 a 1, os dois times seguem na zona de rebaixamento da competição nacional. Por sua vez, os gaúchos chegam agora a seis partidas seguidas sem vitórias

Dessa forma, no time de Umberto Louzer, uma novidade foi a estreia do zagueiro Renato Chaves. Por outro lado, quem retornou aos 11 iniciais foi o também zagueiro Vitor Mendes. Assim, o Papo foi a campo com: Pegorari; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Renato Chaves e Rafael Forster; Elton, Chico e Óscar Ruíz; Felipe Pires, Pitta e Guilherme Parede.

Do outro lado, o Leão, comandado por Eduardo Barroca, iniciou com: Vladimir; Kelvin, Raniele, Rodrigo Freitas e Bruno Cortez; Bruno Silva, Matheus Sarará e Matheus Galdezani; William Pottker, Bissoli e Natanael.

Primeiro Tempo

Mesmo com as equipes precisando da vitória, os primeiros minutos da partida foram lentos, com Juventude e Avaí se estudando. Entretanto, aos cinco, após cruzamento de Chico Kim, Victor Mendes cabeceou no canto, obrigando o goleiro Vladimir a fazer grande defesa. Posteriormente, aos oito, após cruzamento de Paulo Henrique, Felipe Pires recebeu na área. O atacante dominou, arrumou, mas isolou a bola.

A primeira grande chance do Leão foi aos 12. Pottker recebeu lançamento de Raniele, tocou de cabeça para desviar do goleiro Pegorari, e ficou livre na frente do gol. O atacante mandou para o fundo das redes. Porém, após consulta ao VAR, o gol foi anulado. Nos minutos seguintes a equipe Alviverde ficou menos com a bola, porém, criou mais chances de ataque. Aos 28 minutos, Felipe Pires recebeu a bola pelo lado esquerdo, ajeitou para o chute, mas mandou fraquinho. Três minutos depois, Paulo Henrique cruzou para Pitta, porém a bola parou na defesa.

Mesmo com força no ataque, o Juventude não conseguiu furar a defesa do Avaí. Foram 12 finalizações, sendo quatro ao gol. Dessa forma, a partida foi para o intervalo com o placar em 0 a 0.

Segundo Tempo

Logo aos três minutos Bruno Silva finalizou para grande defesa de Pegorari, porém, foi assinalado impedimento no lance. Posteriormente, o Juventude começou a arriscar investidas nos contra-ataques, mas sem sucesso. Aos 10 minutos, Óscar Ruíz recebeu grande passe dentro da área, porém, o meio-campista acabou perdendo a passada e caiu, mais uma chance desperdiçada. Três minutos mais tarde, Bissoli arriscou chute forte da entrada da área. A bola foi no ângulo do goleiro Pegorari. 1 a 0 para os visitantes.

Posteriormente, aos 18, após cobrança de escanteio para o Ju, a bola resvalou no braço de Pottker. Depois de três minutos de revisão no VAR, o juiz assinalou pênalti. Chico Kim foi para a bola, bateu com força e mandou para as redes. 1 a 1. Embalados com o gol, os donos da casa continuaram pressionando. No minuto seguinte Pitta recebeu cruzamento da direita e cabeceou, porém, Vladimir defendeu.

O segundo tempo ficou marcado por muitas faltas cometidas entre as duas equipes. Até os 30 minutos, oito cartões amarelos haviam sido distribuídos. A partir dos 35 minutos, as duas equipes começaram a se aventurar no ataque, principalmente por meio de contra-ataques e erros do adversário. Mesmo assim, nem Juventude nem Avaí conseguiram balançar as redes. E, assim, o placar ficou em 1 a 1.

Sequência de Juventude e Avaí

Com o empate, o Juventude permanece na última posição do Brasileirão com apenas 18 pontos em 25 partidas. E, amplia para seis rodadas a série sem vitórias. Em contrapartida, o Avaí é 18º com 24 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Atlético-GO na rodada.

Sendo assim, o time de Caxias do Sul enfrentará o Palmeiras no próximo sábado (10) em São Paulo. Por outro lado, os catarinenses recebem o Athlético-PR no domingo (11).