O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, confirmou seu título mundial na Fórmula 2 ao terminar o GP de Abu Dhabi, neste domingo (8), na segunda posição. O resultado garantiu a ele a pontuação necessária para conquistar o campeonato, após uma temporada de grande consistência. A vitória ficou com o paraguaio Joshua Durksen, mas o brasileiro foi beneficiado por um erro de seu principal rival, o francês Isack Hadjar, que teve problemas logo na largada e terminou em 19º.
Bortoleto, que já havia conquistado o título da Fórmula 3 em 2023, enfrentou um cenário tenso antes da corrida, com apenas 4,5 pontos de vantagem sobre Hadjar. Largando em segundo lugar, atrás do francês Victor Martins e à frente de Hadjar, o brasileiro viu sua principal ameaça ser eliminada da disputa logo na primeira volta, quando o carro de Hadjar apagou na largada. Aproveitando a oportunidade, Bortoleto assumiu a liderança da prova ao ultrapassar Martins e manteve o controle da corrida, mesmo caindo para a décima posição após o pit stop. Com a recuperação nas voltas seguintes, ele retomou a segunda posição, que lhe bastava para garantir o título.
Com 214,5 pontos e duas vitórias na temporada, Bortoleto também foi confirmado como piloto titular da Sauber para 2025, fazendo dupla com o alemão Nico Hülkenberg. Com sua promoção, o Brasil voltará a ter um representante na Fórmula 1 durante toda a temporada após a última corrida de Felipe Massa, em 2017.