O Grêmio voltou a tropeçar no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (16), no MorumBis, o time gaúcho até saiu na frente com um gol de Aravena, mas sofreu a virada por 2 a 1 para o São paulo. Arboleda, de cabeça, e André Silva, em pênalti controverso, garantiram a vitória dos donos da casa na etapa final.
Sem o técnico Mano Menezes, ausente por causa de uma tragédia familiar, o Tricolor foi comandado à beira do campo por Sidney Lobo. Em busca de uma reação na temporada, o Grêmio teve mudanças: Marlon voltou à lateral esquerda e Monsalve ganhou chance no meio.
Logo nos primeiros segundos, o São Paulo mostrou força ofensiva. Aos nove segundos, André Silva arriscou de fora da área e quase abriu o placar. O Grêmio demorou a se encontrar, mas conseguiu equilibrar as ações e, mesmo pressionado, foi mais eficaz. Aos 39 minutos, após erro de Pablo Maia e lançamento em profundidade, Aravena aproveitou falha da zaga paulista, invadiu a área e finalizou rasteiro para fazer 1 a 0 — única finalização gremista no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o São Paulo manteve o ritmo e empatou cedo. Em cobrança de falta aos oito minutos, Arboleda subiu livre e cabeceou firme para deixar tudo igual. O Grêmio empurrou o Tricolor gaúcho para o ataque, e Sidney Lobo promoveu mudanças tentando dar novo fôlego à equipe, com as entradas de Ronald, Camilo e Pavon.
O Grêmio chegou perto de marcar o segundo aos 30 minutos: Amuzu achou Marlon na área, que finalizou com perigo, mas o goleiro Rafael fez grande defesa. Três minutos depois, veio o lance que gerou polêmica. Luciano caiu após dividida com Camilo dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Os gremistas reclamaram de falta de Arboleda sobre Jemerson na jogada anterior, mas após revisão no VAR, a penalidade foi mantida.
Na cobrança, André Silva bateu com categoria e virou o jogo: 2 a 1. O Grêmio ainda tentou reagir, mas seguiu esbarrando na falta de criatividade e nos erros no último terço do campo. Com o resultado, o time gaúcho acumula mais um revés, cai para a 17ª posição e aumenta a pressão por recuperação imediata na competição.
Brasileirão 2025 – 9ª Rodada
São Paulo 2
Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Marco Antônio (Pablo Maia depois Lucca), Alisson e Oscar; Ferreira, André Silva e Luciano. Técnico: Luis Zubeldía
Grêmio 1
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti e Monsalve; Alysson, Aravena e Braithwaite. Técnico: Sidney Lobo.
*Com informações de Correio do Povo