Esportes

Com um a menos, Caxias empata com o Grêmio no primeiro jogo da final

Tricolor teve a bola, mas a defesa Grená segurou o ataque visitante

(Foto: Luiz Erbes/SER Caxias)
(Foto: Luiz Erbes/SER Caxias)

Tensão. Essa foi a palavra que definiu o primeiro jogo da final do Gauchão 2023 entre Caxias e Grêmio neste sábado (19) no Estádio Centenário. Mesmo com um jogador a menos desde os seis minutos do segundo tempo, o Grená segurou o ataque Tricolor, com destaque para o goleiro Bruno Ferreira que segurou o ataque visitante.

Logo no início da partida, Marlon abriu o placar para os donos da casa após infiltração pelo lado esquerdo de ataque. Com muita pressão gremista, Vina conseguiu empatar o jogo nos acréscimos da etapa inicial. O Estádio Centenário contou com um grande público, mais de 15 mil pessoas prestigiaram a primeira partida da final.

Confira abaixo como foi a partida entre Caxias e Grêmio.

Escalações

Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marion, Moacir, David Peninha e Diego Rosa; Jean Dias e Eron

Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Uvini, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Cristaldo, Vina e Suárez

Caxias efetivo e Grêmio insistente no primeiro tempo

Aos cinco minutos, o Grená teve a primeira boa chegada Grená. Marcelo avançou pela ala e cruzou na área, a bola acabou passando por Eron. Dois minutos depois foi a vez de Marlon cruzar e Adriel dar um soco para tirar a bola da área gremista. No lance seguinte, o camisa cinco infiltrou na desefa do Grêmio e chutou por baixo do goleiro, marcando um lindo gol para o Caxias. 1 a 0 para a festa da torcida.

Marlon abriu o placar para o Caxias no início do jogo (Foto: Luiz Erbes/SER Caxias)
Marlon abriu o placar para o Caxias no início do jogo (Foto: Luiz Erbes/SER Caxias)

Aos 10 minutos Vina tentou enfiar a bola para Reinaldo, muito forte e direto para a linha de fundo, o Grêmio se mostrou nervoso após sofrer o gol. Depois, Bitello iniciou contra-ataque e abriu para João Pedro na direita, o lateral cortou para o meio e chutou com a perna esquerda, fácil defesa de Bruno Ferreira. Na sequência, Cristaldo ficou livre na entrada da área e furou. Aos 20 minutos, atacante Grená Jean Dias levou cartão amarelo após falta em Lucas Silva. Aos 26, Peninha fez bela jogada pela esquerda, tocou para Eron que fez o pivô, na volta o camisa 10 chutou na defesa. No lance seguinte Suárez abriu para João Pedro que cruzou na área, antes de Vina chutar a defesa mandou para escanteio

Com a defesa do Caxias bem postada, o Grêmio seguiu nervoso e rifando a bola no ataque, sem conseguir criar chances que levassem perigo ao gol de Bruno Ferreira. Aos 36 minutos o Tricolo saiu mal, a bola ficou livre para Eron que tocou para Peninha que vinha sozinho pelo lado esquerdo, na hora de chutar o camisa 10 isolou. Aos 37 o Grêmio teve três chances. A primeira com Lucas Silva e bela defesa do camisa 1 Grena, na sequência Bitello e Suárez erraram e bola foi para escanteio.

Aos 42, João Pedro roubou uma bola no meio-campo e chutou da entrada da área, defesa tranquila de Bruno Ferreira. Dois minutos depois,

Bitello lançou Suárez e o camisa 1 Grená fez uma grande defesa mandando a bola para escanteio. Após a segunda cobrança seguida, os jogadores do Grêmio reclamaram que a bola bateu na mão de Dirceu, Anderson Daronco assinalou escanteio sem checar o VAR. Após mais duas cobranças, Bitello escorou para Vina, livre o camisa 11 mandou de cabeça para o fundo das redes. 1 a 1.

Grêmio joga com um a mais e o Caxias se segura

As duas equipes voltaram do intervalo sem alterações. Aos seis minutos, Moacir chegou forte em Villasanti, falta e cartão amarelo para o camisa 8 do Caxias. Após chamado do VAR, Anderson Daronco expulsou o camisa 8 Grená. No primeiro lance com um a mais, Suárez levantou para Vina, de primeira o camisa 11 Tricolor mandou para fora. Na sequência, Thiago Carvalho fez as primeiras mudanças. Saíram Peninha e Diego Rosa para as entradas de Adriel e Ricardo Lima. Com o Caxias nervoso e cometendo muitas faltas, a torcida começou a ficar na bronca com a arbitragem, assim com o comandante Grená, que levou amarelo. Aos 10 minutos, Adriel levou mais um amarelo pelo Caxias.

Com um jogador a mais, o Grêmio passou a dominar o meio-campo. Mesmo assim, até os 20 minutos, o time de Renato Portaluppi não criou chances de perigo à defesa Grená. Por outro lado, o Caxias não conseguiu mais investir nos contra-ataques que foram efetivos o primeiro tempo. Aos 23 Suárez levantou na área e, após bate rebate, a bola sobrou para Cristaldo. O camisa 19 mandou para fora. Aos 27 foi a vez de Reinaldo cruzar pela esquerda, mas bola passou por todo mundo e foi para fora. O Tricolor tinha a bola, mas não era efetivo. Até os 30 minutos da etapa final o Caxias não havia finalizado contra a meta defendida por Adriel.

No banco de reservas, Renato Portaluppi seguia irritado com a equipe que tinha a bola mas não criava chances efetivas. Aos 32 minutos o paraguaio Villasanti perdeu a bola e fez falta, recebendo cartão amarelo. Na sequência, Thiago mexeu novamente na equipe, entranam Yago e Marcão nos lugares de Jean Dias e Eron. O Grêmio também mudou, Zinho e Gustavinho substituíram Villasanti e Cristaldo.

Aos 40, Lucas Silva arriscou de fora de Bruno espalmou, no rebote Suárez chutou e outra defesa do goleiro Grená. Mesmo com um jogador a menos, a defesa do Caxias seguiu se segurando e dando poucos espaços para o Grêmio. Aos 43, Galdino entrou no lugar de João Pedro no Tricolor. Dois minutos depois Luisito cruzou pela esquerda e Vina cabeceou sozinho, mais uma bola que foi para fora. Dessa forma, com um Grêmio que teve a bola e não foi eficiente e um Caxias forte na defesa, a partida terminou empatada.

Partida de volta

Com o empate em 1 a 1, a decisão ficou para a Arena do Grêmio no próximo sábado (8). Um novo placar igual leva a partida aos pênaltis, se alguma das equipes vencer no tempo normal, levará a taça para casa. O jogo inicia às 16h30min.