1 A 0

Com pênalti polêmico, Grêmio vence o Bahia e deixa a zona de rebaixamento

Tricolor conquista o resultado positivo após ficar duas rodadas sem vencer no Brasileirão

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Grêmio, enfim, está fora da zona de rebaixamento. Neste domingo (25), o tricolor derrotou o Bahia, na Arena, pelo placar de 1 a 0, e subiu posições na tabela. O resultado também encerrou uma sequência de dois jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro.

A equipe tricolor começou a partida pressionada pelos protestos da torcida, que aconteceram fora do estádio e na arquibancada. Ainda assim, a resposta dos jogadores não foi positiva dentro de campo. O Bahia foi o time que conseguiu ser mais criativo nos primeiros minutos. Aos 18, Lucho Rodríguez quase abriu o placar, quando recebeu bom passe de Gilberto e chutou pelo lado da goleira, na saída de Tiago Volpi.

Com o decorrer da primeira etapa, o esquadrão de aço dominou o meio de campo e subiu a posse de bola. Aos 28 minutos, mais uma ótima oportunidade foi perdida. Depois de cobrança de falta na área, Volpi espalmou um chute de Luciano Juba e a bola sobrou nos pés de David Duarte. Com o goleiro tricolor vencido, o zagueiro finalizou por cima.

O Grêmio, que pouco fez nos primeiros 45 minutos, conseguiu assustar o adversário apenas em uma oportunidade. Aos 36 minutos, Cristian Oliveira fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Braithwaite, que concluiu por cima da meta.

No início do segundo tempo, aconteceu a grande polêmica do jogo. Aos 8 minutos, Braithwaite cavou um pênalti. Em disputa com o goleiro Marcos Felipe, o atleta se atirou no gramado e o árbitro de campo marcou. Mesmo com a revisão do VAR, a penalidade foi confirmada, gerando reclamação generalizada por parte dos jogadores e comissão técnica do Bahia. O Grêmio, que não tem nada a ver com isso, aproveitou. O próprio Braithwaite cobrou e converteu, acertando o meio do gol. 1 a 0.

Em desvantagem, o esquadrão de aço teve que correr atrás do empate. A luta foi constante, desde o gol sofrido até o apito final, mas não o suficiente para alterar o placar. A defesa tricolor resistiu e confirmou a conquista dos três pontos.

Com a vitória, o Grêmio subiu posições na tabela. Mas, o mais importante: saiu da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, vai enfrentar o Juventude, no domingo (1º), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi.

O Grêmio atuou com: Tiago Volpi; João Pedro (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Dodi e Cristaldo; Amuzu (Pavón), Cristian Olivera (Aravena) e Braithwaite (Arezo).

O Bahia foi para o jogo com: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro (Kayky) e Michel Araújo (Rodrigo Nestor); Cauly (Iago), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José).