CONTRATURNO

Projeto oferece oficinas gratuitas de arte a jovens do bairro Primeiro de Maio, em Caxias do Sul

Iniciativa no Abramo Randon oferece oficinas de desenho, fotografia, práticas musicais, dança, tecnologia, circo e expressão corporal

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Foto: João Lazzarotto
Foto: João Lazzarotto

A rotina dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Randon, em Caxias do Sul, ganhou um novo significado com a chegada do projeto ‘Oficinas de Artes Integradas Vem Somar’. Este projeto é realizado no contraturno escolar desde março deste ano. A iniciativa oferece gratuitamente oficinas de desenho, fotografia, práticas musicais, dança, tecnologia, circo e expressão corporal. As atividades são destinadas a jovens entre 10 e 16 anos, especialmente moradores do bairro Primeiro de Maio.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Esta é a primeira edição do projeto, em caráter piloto, e teve início em 10 de março. Ao longo de quase três meses de atividades, as 25 vagas distribuídas em cinco turmas semanais foram totalmente preenchidas por estudantes da própria comunidade. O Instituto Elisabetha Randon teve papel fundamental na viabilização do projeto, atuando como ponte entre o Grupo Uniftec e a Escola Abramo Randon.

“O ambiente escolar precisava de algo que ocupasse as crianças além do horário de aula. Muitos passavam o dia nas ruas, expostos a riscos e à criminalidade. As oficinas chegaram para preencher uma lacuna importante”, afirma a diretora da escola, Márcia Hahn Rosa.

As atividades são conduzidas por professores vinculados ao Grupo Uniftec e contam com coordenação pedagógica da própria escola. Ao final, os participantes com frequência mínima recebem certificados.

Impacto do Projeto

Mais do que oferecer atividades artísticas, o ‘Oficinas de Artes Integradas Vem Somar’ amplia horizontes e fortalece o senso de pertencimento e cidadania. Esses valores são especialmente importantes entre os participantes. Para Wesley, 14 anos, aluno do nono ano e apaixonado por fotografia, o projeto se conecta com um sonho de futuro.

“Quero ser repórter e contar histórias. Fiquei feliz em saber que as oficinas são gratuitas, porque eu não conseguiria participar”.

Ao garantir o direito à cultura, previsto no artigo 215 da Constituição, o projeto reafirma o poder transformador da arte. Este poder se manifesta na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.