
O trabalho iniciado no Colégio Madre Imilda em 2023 com a implantação do Planetário e fortalecido no ano passado com o lançamento do Clube de Astronomia, rendeu medalha de ouro para a aluna Laura Dalla Vecchia Pedroni, prata para Murilo Petrasse Betiol e medalha de prata também para Pedro Eduardo Cuba na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Com esse resultado os estudantes caxienses foram convidados a participar das seletivas para a XIX International Olympiad of Astronomy and Astrophysics – IOAA e a XVIII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA.
O Madre Imilda esteve representado na OBA 2025, por 23 alunos, todos participantes do Clube de Astronomia, que concorreram com 1,5 milhão de estudantes de todo o país. A prova é composta por questões teóricas e situações-problema envolvendo Astronomia e Astronáutica. A OBA é uma iniciativa nacional que tem como objetivo principal estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, promovendo o conhecimento científico de forma lúdica e desafiadora. A competição é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Para o professor de Física, Rudson da Rosa Pedroso, “a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem se consolidado como uma experiência enriquecedora, inspiradora e repleta de descobertas. Neste ano, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio mostraram-se extremamente engajados com o projeto, participando de forma ativa nas aulas preparatórias, oficinas de estudos e encontros do Clube de Astronomia”. Os estudantes agora se preparam para as próximas olimpíadas nacionais e para as seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia, organizada pela comissão da OBA.
Resultados e projetos do Clube de Astronomia
Criado no ano passado, o Clube de Astronomia aprimora as habilidades analíticas e críticas, o pensamento sistemático na resolução de problemas e a capacidade de resolver questões desafiadoras relacionadas à Astronomia e ciências afins. Destinado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio realiza atividades semanais extracurriculares focadas na Astronomia, Astronáutica, Geofísica, Astrobiologia e Astrofísica. Além de enriquecer a educação científica, o clube promove o pensamento crítico e a curiosidade intelectual, preparando os alunos para futuros desafios acadêmicos e pessoais.
Com uma abordagem prática e interativa, os alunos são capacitados para administrar sessões no planetário e preparados para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No ano passado o Clube de Astronomia participou da I° edição da Olimpíada Nacional de Astronomia Digital – ONAD e três estudantes conquistaram medalhas, entre eles, Pedro Eduardo Cuba (prata) e Laura Dalla Vecchia Pedroni (bronze).
Dois novos projetos foram lançados: o AstroMadre, um podcast feito por alunos que transformam perguntas e descobertas em narrativas envolventes e inspiradoras, com o objetivo de aproximar a ciência do cotidiano, mostrando que a Astronomia pode ser divertida, acessível e empolgante. O outro projeto consiste em uma apresentação exclusiva para os pais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Este encontro visa proporcionar às famílias uma imersão no espaço de aprendizagem vivenciado pelos seus filhos, revelando não apenas a estrutura física do planetário, mas, sobretudo, a riqueza dos conteúdos e experiências pedagógicas que ele proporciona. Além da demonstração dos conteúdos, há um momento de reflexão sobre a importância de cultivar, desde cedo, a curiosidade científica.
O Planetário como ferramenta pedagógica
A instalação em 2023 de um Planetário fixo tornou o colégio o terceiro no País e o primeiro no Estado a ter este modelo de estrutura didática, inclusive tendo sido registrado no site da Associação Brasileira de Planetários (ABP). Os aspectos inovadores relacionados ao Planetário incluem o acesso facilitado à astronomia, educação personalizada, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, colaboração e trabalho em equipe, além de inspiração para carreiras científicas.
Na Educação Infantil é trabalhado vídeos lúdicos para despertar a curiosidade sobre a aprendizagem nas diferentes linguagens. Nos Anos Iniciais o foco é a iniciação científica e na aprendizagem investigativa, apresentando o sistema solar. Nos Anos Finais e Ensino Médio é introduzido o programa Stellarium, no qual é possível “viajar” no tempo e no espaço. As imagens visualizadas são obtidas por sondas espaciais, e desse modo, é possível a visualização dos planetas, da lua e das constelações. Nessas etapas, o estudante qualifica-se na cientificidade e no letramento tecnológico, na excelência acadêmica e na autonomia intelectual, através de espaços colaborativos, conectados, híbridos e interativos.
Perfil – O Colégio Madre Imilda, uma das mais tradicionais instituições de ensino da rede privada de Caxias do Sul, registrou um crescimento de 35% nos últimos quatro anos. Atualmente, atende mais de 1.500 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio dentro da proposta de valor que compreende: ser, inovar, conviver, aprender, cooperar e crescer. O colégio oferece ainda Atividade Extracurricular para a Educação Infantil ao 5º ano e para o 6º, 7º e 8º ano. Além disso, proporciona 20 modalidades de Cursos Livres nas áreas do esporte, cultura, dança, artesanato e robótica e Colônia de Férias.
O Madre Imilda pertence à Rede ICM de Educação, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e tem por mantenedora a SEC – Sociedade Educação e Caridade. Atualmente, a Rede ICM atende 12.680 estudantes em 15 escolas no Brasil, sendo a maior parte dessas no Estado do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fundado em 15 de março de 1928, completou, em 2025, 97 anos de história, contribuindo na formação de milhares de estudantes, tendo sempre como objetivo principal o desenvolvimento integral da pessoa. O colégio tem como objetivo promover uma educação de excelência contribuindo para a formação de indivíduos proativos, compreendendo a sua função na sociedade e o quanto ela pode contribuir para um mundo melhor. Uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e conhecimento técnico.
Fonte: Colégio Madre Imilda