
A elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico começou a ser discutido pelo Executivo e pelo Legislativo na tarde de quarta-feira (21), no plenário do Parlamento. Esse foi o primeiro dos quatro encontros previstos e buscou a elaboração do projeto de lei que será enviado à Câmara nos próximos meses.
A coordenação do workshop ficou com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, vereador Elói Frizzo/PSB e com o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier. Durante o processo participativo, ocorreram rodadas de bate-papo e dinâmicas de grupo, abrangendo o conceito de cidade ideal por meio de transformações temáticas e do que não se quer para o futuro, como exemplo, ações preventivas aos efeitos de catástrofes naturais, pandemias e na geração de políticas de base educacional.
Modelo Future Canvas e Macrotendências para o plano
De acordo com o secretário Felipe, o plano deverá se basear no modelo Future Canvas. Contempla estas categorias: social; tecnológico; econômico; ambiental; político. Ele explicou que, além de tendências diversas, existem preocupações com cenários futuros.
No término da rodada, os técnicos esmiuçaram o campo de macrotendências que se encontram organizadas a partir de tecnologia e inovação; saúde, ciência e longevidade; sustentabilidade e meio ambiente; consumo, marketing e experiência. Outros três setores também se encontram no radar de atenção para a elaboração do plano: educação e conhecimento; sociedade, cultura e comportamento; trabalho, economia e governança.
O próximo workshop está previsto para acontecer no dia 04 de junho, das 14h às 18h, na sede do Sebrae, e deve englobar servidores públicos, representantes da iniciativa privada e órgãos de assessoramento técnico.
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Além do vereador-presidente Edio Elói Frizzo/PSB, fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo os vereadores Claudio Libardi/PCdoB, Edson da Rosa/REPUBLICANOS, Marisol Santos/PSDB e Pedro Rodrigues/PL.