Determinismo – como as coisas são determinadas?

0
505

Com Objetivo de dar nova percepção e clareza para evidenciar a subordinação do espírito e do corpo aos princípios legais da natureza, estabelecidos pelo Criador, determinando a Governança Superior, temos o DETERMINISMO.

Presente, passado e futuro se fundem em um mesmo momento, sentenciando e coordenando os fatos que conduzem a evolução e o progresso do indivíduo. O passado reflete-se no presente através da lei da causa e efeito. O futuro por sua vez passa a ser escrito pelas atitudes do presente, portanto, vigiai vossos pensamentos e ações.

Os fatos determinantes ocorrem pela influência de quatro elementos dentre os quais dois são internos e dois externos. O racionalismo e o sentimentalismo representam os fatores internos, correspondendo a uma pequena parcela da efetivação. Portanto, não são nossas paixões ou inteligência que irão lavrar nosso futuro, pois somos crianças em termos de sabedoria.

Apesar de algumas teorias absolutistas, concluírem que as leis de luta, adaptação e seleção das espécies são determinantes em absoluto, assemelhando, a evolução do corpo com a do espírito, isto nem sempre acontece. O merecimento, por assim dizer, se dá através da inteligência e certo livre-arbítrio, determinado conforme a evolução na qual nos encontramos, o espírito avança progressivamente, embora a emancipação plena não exista.

Consoante a isso, o sistema filosófico deve se adequar à ciência, do mesmo modo que a cientificidade deve abandonar antigos dogmas e passe a considerar como lógica elementar, que o corpo não sobrevive sem a existência do espírito, mas este permanece e continua evoluindo. Por certo, o Espiritismo possui jaez científico, compatibilizando-se com a filosofia e a religiosidade, dado principalmente á comprovação das manifestações de elevada ordem intelectual e afetiva que ocorrem cotidianamente em variados centros religiosos e até mesmo fora deles.

No mesmo sentido, estão os sublimes ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que servem de sustentáculo as religiões. As conjecturas intelectuais não se dão isoladamente, há participação destes princípios através de fluídos que servem de veículo condutor e acabam por materializar a ordem. Ocorre como uma corrente elétrica que ativa a lâmpada propagando a luz, tal a mente no processamento do pensar. Estabelecem assim os dois fatores externos: A influência espiritual e o eletromagnetismo, este último conforme as Leis da Natureza (imutáveis e perfeitas), deixando claro que não estamos neste oceano como barco a deriva, mas no leme o Criador.

Até mesmo a célula, realiza uma auto-determinação em suas tarefas, justamente através da projeção cerebral, e se envolve simbioticamente ao duplo etérico, formando fluido material e imaterial. Temos então a aura humana, própria de cada indivíduo, (podemos observar cientificamente este fenômeno através da fotografia Kirlian) corroborada ainda por estudos da Parapsicologia, onde constata que a cor desprendida, evidencia diversos estados mórbidos que são percebidos por espíritos evoluídos e assim nos avaliam e auxiliam.

Da mesma forma, as irradiações de pensamentos são recepcionadas e somadas a outras mentes, criando zonas ou regiões afins, com a mesma ordem de ideias, possibilitando a efetivação material. Nada disso, no entanto, passa despercebido pela superioridade espiritual, pois mentes desequilibradas podem proporcionar influências negativas, como uma larva mental contagiosa, assim, adoecendo corpos e almas.

É nessa turbulência de ações que ocorre o intercâmbio entre encarnados e desencarnados, corpos e almas, impulsionados pelo pensamento e modo de agir, DETERMINANDO a marcha com que ocorrem os fatos e acontecimentos, muitas vezes bem diferentes do traçado por nosso intelecto.

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Mateus 18:18

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

Escrito por Mauro Falcão, em 09/07/2018 Para: TÁBUAS DA VERDADE

LEAVE A REPLY