Conheça um pouco mais da dieta cetogênica

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Quem me acompanha no Instagram sabe que venho em um processo de emagrecimento há alguns anos. Nesse caminho já ficaram para trás 40 kg e ainda sido em busca de eliminar mais alguns, risos.

Quando comecei compartilhar minha história por lá, notei que despertou o interesse de muitas pessoas que também tem o mesmo objetivo: emagrecer. E, vamos ser sinceros, é uma luta de muita gente.

Com isso, conversei com minha nutri Fernanda Godoy Fartoque prontamente fez um texto super explicativo para eu dividir com meus seguidores a dieta que estou seguindo, segue:

O QUE É DIETA CETOGÊNICA?

Fiz um resumo do resumo pra vocês entenderem o que é a dieta cetogênica.

Ela é muita popular no objetivo de emagrecimento e controle pelo doce mas ela vai muito mais alem, tendo capacidade no tratamento de doenças como diabetes, perfil lipídico (colesterol, HDL, LDL, triglicerídeos), ovários policísticos entre outras. Mas hoje o tema é emagrecimento! Bora entender?

Quando seguida corretamente, esta dieta baixa em carboidratos e com alto teor de gorduras boas e proteínas colocará o seu corpo em um estado metabólico chamado cetose. Esse estado metabólico reduz os níveis de açúcar no sangue e deixa a insulina bem baixa, e assim usa a sua gordura e da alimentação como fonte de energia ao invés dos carboidratos. Quando isso acontece, seu corpo se torna mais eficiente na queima de gordura e te da mais energia.

DIETA CETOGÊNICA AJUDA NA REDUÇÃO DO APETITE

Depois do jejum a dieta cetogênica é a melhor terapia para a redução do apetite, o que não é observado em dietas ricas em carboidratos, pois elas causam variações nos níveis de insulina, leptina e grelina gerando mais fome. Ou seja quanto mais eu como mais produzo o estimulo para esses hormônios e mais fome eu tenho. Na dieta cetogênica, essas variações são muito menores, já que as gorduras e proteínas demoram muito mais tempo para serem metabolizadas, assim te deixando sem fome por muito mais tempo.

ALIMENTOS PARA CONSUMIR

Em resumo, coma alimentos com pouco carboidrato, como carnes, peixes, ovos, vegetais e gorduras naturais. (manteiga, bacon, azeite de oliva, banha de porco). Como regra básica para iniciantes, comece com alimentos com menos de 5% de carboidratos.

FRUTAS PERMITIDAS

Você pode consumir as que possuem poucos carboidratos, confira abaixo:

Framboesa: 60 gramas contém 3 gramas de carboidratos.

Amora: 70 gramas contém 4 gramas de carboidratos.

Morango: 100 gramas contém 6 gramas de carboidratos.

Ameixa: 65 gramas contém 7 gramas de carboidratos.

Mirtilo: 75 gramas contém 9 gramas de carboidratos.

E também pode consumir as que não possuem carboidratos como:  limão, lima, abacate, coco e maracujá.

PARA BEBER

As opções de bebidas permitidas na cetogênica incluem: água, água com gás, café e chás de folhas e ervas sem açúcar e adoçante.

Para personalizar essa dieta pra você procure um nutricionista Low Carb!

Texto redigido pela profissional Fernanda Godoy Farto

 

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