Tem novidade importante no setor do ensino superior em Bento Gonçalves. Com a publicação no Diário Oficial de 10 de novembro, a unidade local da Uniftec passa a ser um Centro Universitário. Na prática isso significa maior autonomia em relação ao Ministério da Educação para criação de novos cursos.
A novidade foi informada pela agora vice-reitora da Instituição de ensino, professora e psicóloga Débora Frizzo. Ela explica que há três estágios na organização do ensino sérios: as faculdades, os Centros Universitários e por fim a Universidade. À medida que avança o status maior será a independência entidade educacional em relação ao MEC. Ela informa que o processo de aprovação requereu três anos de burocracia, avanços na estrutura física e de pessoal com avaliações do Ministério.
A Uniftec é parte de um grupo com unidades em Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul (também reconhecida como Centro Universitário). Em Bento Gonçalves são dois campi e 15 cursos, todos do ensino superior. Neste ano de 2022 iniciaram cursos de Odontologia e Enfermagem e conforme Débora Frizzo, o avanço na área de saúde deve prosseguir em 2023 com a abertura das faculdades de biomedicina e fisioterapia. Maiores informações sobre o ingresso e cursos oferecidos já estão disponíveis no campus central, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros na avenida Osvaldo Aranha.
Embora como um todo o ensino superior tenha visto aumentar os índices de evasão de alunos durante a pandemia, a Uniftec de Bento Gonçalves não se ressentiu e só aumentou o número de alunos contando hoje com 1.600 matriculados. “Embora tenhamos aulas totalmente presenciais neste ano, o nosso expertise em aulas EAD nos beneficiou durante o período de restrições, avalia Frizzo.